Pular para o conteúdo principal

Paulo Henrique Amorim é condenado a prisão por injúria contra jornalista da Globo Heraldo Pereira

O apresentador Paulo Henrique Amorim, da TV Record, foi condenado à prisão por chamar o jornalista da Globo Heraldo Pereira de "negro de alma branca", segundo a Folha de S. Paulo.
/ Crédito: ReproduçãoA pena é de 1 ano e 8 meses de reclusão e será substituída por pena restritiva de direito a ser definida. Ele foi condenado por "injúria preconceituosa". A pena foi diminuída em 3 meses pois Amorim completou 70 anos em fevereiro e os desembargadores aplicaram o "atenuante de senilidade" prevista por lei.
A frase é de 2009, quando o apresentador, dono de um blog, publicou um texto com críticas a Heraldo Pereira. Ele diz que o jornalista da Globo é um "negro de alma branca" que "não conseguiu revelar nenhum atributo para fazer tanto sucesso, além de ser negro e de origem humilde".
A desembargadora Nilsoni de Freitas Custódio considera que as declarações foram "desrespeitosas e acintosas à vítima", com "nítida intenção de ofender a honra".
A advogada Maria Elizabeth Queijo, responsável pela defesa de Amorim, informou que vai recorrer. "O Paulo exerceu o direito de crítica. Ele tem esse estilo muito contundente, irônico, cortante. Mas a história toda da vida dele é de defesa dos negros, das cotas, de políticas afirmativas. Soa estranho ser acusado dessas práticas."
Em 2012, Amorim publicou anúncios de retratação em jornais por conta das declarações dadas.         
Informações do Correio



Comentários