Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de maio, 2014

Apresentador do "Esporte Fantástico", Maurício Torres morre aos 43 anos

 O narrador e apresentador esportivo Maurício Torres, 43 anos, morreu neste sábado (31), no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, por conta de uma infecção. Ele estava internado desde o dia 1° de maio, quando se sentiu mal durante um voo do Rio de Janeiro a São Paulo, onde faria gravações de "offs" para o "Esporte Fantástico", da Record, daquele fim de semana. Após o desembarque, ele foi direto para o hospital Sírio-Libanês. Na época, foi constatado uma arritmia cardíaca – e não infarto. Submetido a exames mais rigorosos, constatou-se a existência de uma infecção, que mesmo combatida à base de antibióticos, não regrediu agravando o seu estado. Maurício deixa mulher e uma filha de oito anos. O sepultamento será no Rio de Janeiro. Informações do UOL

Tragédia em Itabuna: Quatro crianças morrem carbonizadas em barraco

Quatro crianças, três de uma mesma família, morreram carbonizadas em um barraco que fica localizado no lixão de Itabuna, na "volta da cobra". Foram meninos de 7, 9, 10 e 12 anos, que dormiam no barraco, quando uma vela caiu e pegou fogo. As crianças dormiam sozinhas, já que os pais estavam disputando lixo. Segundo familiares, as crianças são de Nova Ferradas e estavam acompanhando os pais no trabalho. A mãe de três crianças disse que saiu do barraco para pegar outra vela, já que a única que estava no local estava acabando, quando aconteceu a tragédia, O menino de 7 anos ainda conseguiu gritar que estava se queimando, mas nada pode ser feito. A situação no local é sub humana, sem iluminação, água potável e barracos dentro do lixo. (Vermelhinho)

Bahia: Gerente da EMBASA é assassinada em Cândido Sales

Mais um assassinato foi registrado em Cândido Sales. O fato da noite desta sexta-feira (30), que chocou a cidade, deixou como vítima a gerente do escritório local da Empresa Baiana de Água e Saneamento (EMBASA). De acordo com informações colhidas pelo Blog do Anderson, Emília Barbosa teria sido alvo de uma tentativa de assalto em sua própria residência, localizada na rua Presidente Costa e Silva, uma das mais movimentadas da cidade do Sudoeste Baiano. Ela teria entrado em luta corporal e recebeu um golpe de faca no pescoço. O principal suspeito foi detido e encontra-se na Delegacia local, onde dezenas de populares tentam um linchamento. Peritos do Departamento de Polícia Técnica de Vitória da Conquista realizam o levantamento cadavérico. O corpo será trazido para o Instituto Médico Legal de Conquista para necropsia.(Blogo do Anderson)

Meia Maratona Caixa da Bahia acontece neste domingo (01)

Depois de muito tempo treinando, se preparando, chegou a hora de mostrar o resultado de tanta dedicação no asfalto de Salvador. A 4ª edição da Meia Maratona Caixa da Bahia acontece amanhã, com largada no Jardim dos Namorados, a partir das 6h45. Antes, às 5h30, os chips para marcação de tempo começam a ser distribuídos aos mais de 3 mil atletas profissionais e amadores inscritos na prova, que terá percursos de 21km (meia maratona), 10km e 5km. “Acho que essa meia maratona está consolidada no cenário nacional. Ela possui o apelo da cidade de Salvador, por ser uma prova de orla e existe toda uma energia por si só. Definitivamente, ela está no calendário nacional”, avalia Carlos Galvão, diretor da Latin Sports, empresa

Prisco chega a Salvador na segunda-feira (2)

O vereador Marco Prisco (PSDB), que teve a prisão revogada na sexta-feira (30), chega em Salvador na próxima segunda, dia 2 de junho. Segundo o advogado Vivaldo Amaral, "depende só do pagamento de fiança, cuja transferência bancária será efetivada na segunda. Ele sai pela manhã e chegará aqui em salvador no início da tarde", revelou o jurista. (Bocão News)

Fim de semana de chuva na capital e no interior, diz Inema

Os ventos do Oceano Atlântico em direção ao Nordeste devem ser intensificados pela passagem de uma frente fria pelo litoral do sudeste. Em função disso, chuva e céu nublado podem ser levadas a algumas áreas do estado neste fim de semana. De acordo com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em Salvador e na região metropolitana o céu encoberto e chuvoso deve predominar, com temperatura estável, variando entre 21°C e 21°C. Com a frente fria, segundo o Inema, há a possibilidade de chuva pouco intensa para a Chapada Diamantina e para o sudoeste baiano, principalmente durante a madrugada e as primeiras horas da manhã. Nessas regiões, a temperatura deve ser baixa com mínima de até 15°C. No norte e no

Quase 90% dos brasileiros fumantes lamentam ter consumido 1º cigarro

A maioria dos brasileiros fumantes (85% - 89%) lamenta ter dado início ao hábito. Os dados fazem parte da Pesquisa Internacional de Tabagismo (ITC, na sigla em inglês), apresentado nesta sexta (30), em razão do Dia Mundial sem Tabaco, lembrado neste sábado (31). A militar aposentada Vânia Cristina da Costa, 55 anos, é uma das brasileiras que compõem essa estatística. Ela diz que começou a fumar aos 15 anos, por modismo, que se arrepende da decisão e tem medo das consequências. "Cigarro é minha válvula de escape. Se eu estou estressada ou tenho um problema grave eu fumo e me acalmo. Aos 15 anos, quando comecei, era moda adolescente. Hoje me arrependo de ter começado a fumar, principalmente, por trabalhar na área

Salinas x Mulungu: Vai começar a 2ª Copa Rural do município de Várzea Nova

No próximo domingo, 1º de junho, começa a 2ª Copa Rural do município de Várzea Nova. Competição que não contará com clubes da sede, terá oito equipes do interior do município na disputa, divididas em dois grupos de quatro times que jogarão entre si e com jogos apenas de ida. Ou seja, cada time terá três partidas para definir sua situação na Copa Rural, se segue na competição ou se será eliminado na primeira fase. No grupo "A" - Conceição, Mulungu, Salinas e Tabua Grupo "B" - Barriguda, Boa Esperança, Mata do Mel e Pé do Morro   A abertura será no povoado de Salinas, no domingo 1º de junho, onde o time da casa recebe a equipe de Mulungu. Partida marcada para ter início às 15h, com transmissão da Rádio Várzea Nova FM, 87,9.        A organização é da Liga Desportiva Varzeanovense, com apoio da prefeitura municipal, Federação Baiana de Futebol, Polícia Militar, Guarda municipal e Rádio Várzea Nova FM.

Três policiais são baleados em confronto com assaltantes a bancos no interior

Um bando fortemente armado entrou em ação na madrugada desta sexta-feira (30) em dois municípios do Centro Sul Baiano. A primeira foi em Matina e a outra em Brotas de Macaúbas. De acordo com as primeiras informações relatadas pelo Blog do Anderson, três policiais militares lotados na Companhia Independente de Policiamento Especializado do Semi-Árido (Cipe Semi-Árido) foram baleados. Outro grupo também teria agido em Nova Soure, Nordeste Baiano. Todos os casos serão investigados pelo Grupo Avançado de Repressão a Crimes Contra Instituições Financeiras (Garcif). (BN)

SMED lança programa de educação emocional para docentes municipais

Com o objetivo de formar os educadores para lidar com os desafios de sua carreira através da educação emocional, propondo vivências que fortaleçam sua identidade pessoal e profissional, a Secretaria Municipal da Educação (SMED) lança nesta sexta-feira (30) o Programa de Educação Emocional para Docentes (PROEED). O lançamento será às 8h, no Hotel Vila Galé Brasil, em Ondina. São 450 vagas e o curso será ministrado durante 7 meses, uma vez por mês, com carga horária de 8 horas por encontro. A ideia é, por meio do fortalecimento do bem estar pessoal dos docentes, possibilitar o fortalecimento de vínculos afetivos na relação professor- aluno, estabelecendo uma cultura de paz na escola através do diálogo e da colaboração. A ação é realizada em parceria com a Littere Editora.

Árbitros e jogadores foram contatados para manipularem jogos da Copa, diz Fifa

O chefe de segurança da Fifa, Ralf Mutschke, afirmou nesta quinta-feira que alguns árbitros e jogadores foram contatados por pessoas interessadas em manipular resultados de partidas da Copa do Mundo de 2014. De acordo com o site ESPN, Mutschke disse que as partidas passíveis de manipulação são aqueles com algo em jogo, como os duelos finais da fase de grupos. "Não estamos esperando que as pessoas que manipulam viajem para o Brasil e batam na porta dos jogadores ou dos juízes, mas sabemos que alguns foram procurados", afirmou o executivo à BBC. Mutschke, que foi policial e executivo da Interpol, afirmou que a Fifa acompanha de perto algumas seleções, mas disse que não poderia revelar quais são elas. "

Van capota e deixa feridos em Vitória da Conquista

Uma van escolar capotou na tarde de ontem (29), por volta das 13h, no Bairro Boa vista, na cidade de Vitória da Conquista, Sudoeste da Bahia. O veículo, que transportava estudantes, tombou após ter sido atingido por um carro de passeio. De acordo com o site local Aprochego, o motorista da van e uma adolescente de 15 anos ficaram gravemente feridos e foram encaminhados ao Hospital Samur por equipes do Samu. Há informações de que algumas crianças teriam sido arremessadas do veículo e, também, ficaram feridas. (Aratu OnLine)

Menina de seis anos morre com suspeita de dengue hemorrágica

Uma menina de seis anos morreu com suspeita de dengue hemorrágica em Ilhéus, no sul da Bahia, na quinta-feira (29). De acordo com a Secretaria de Saúde do município, a criança morava em Itabuna, no bairro Banco Raso, mas estava hospitalizada em Ilhéus. A secretaria informou que já tomou medidas de bloqueio nas imediações da casa da criança e que técnicos da Divisão de Vigilância Epidemiológica fizeram pesquisas de campo na área em que ela residia e no trajeto que fazia de casa para a escola, tendo encontrado apenas um foco do mosquito. Segundo a secretaria, o órgão encaminhou amostra de sangue da paciente para um laboratório em Salvador, a fim de confirmar a causa do óbito. O resultado deve ser divulgado em até 30

Irregularidades: 502 Gestores municipais foram multados pelo TCM

Apenas nos cinco primeiros meses do ano, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) já multou nada menos que 502 gestores públicos baianos, entre prefeitos, ex-prefeitos e presidentes de Câmaras de Vereadores. Volume que corresponde a quase cem por mês, aproximadamente três por dia. Em valores, as punições somaram até ontem cerca de R$ 4,5 milhões. Entre os que caíram na malha do TCM em 2014, 230 também foram condenados a devolver recursos aos cofres públicos, e não é pouca grana: R$ 49 milhões. Grande parte referente a irregularidades em licitações e contratos firmados ao arrepio da lei. Se continuar no mesmo ritmo, a Corte de Contas deve igualar a performance de 2013, quando 1.496 gestores municipais foram multados em R$ 16,3 milhões, além de 591 con

Banco do Brasil inaugura agência na China para atender empresas

O Banco do Brasil (BB) inaugura hoje (30) uma agência na China. O objetivo é atender a empresas brasileiras naquele país e a chinesas com negócios no Brasil. Segundo o BB, também serão feitas parcerias de negócios com bancos locais. O BB esperou por três anos as autorizações dos reguladores chineses para operar no país. O banco tem 48 agências e escritórios em 24 países, como a Alemanha, Argentina, o México, a Coreia do Sul e os Emirados Árabes Unidos. De acordo com o BB, a possibilidade de expansão internacional é analisada constantemente, mas não há nenhuma nova inauguração de agência prevista. (Agência Brasil)

Polícia apreende animais e madeira transportados ilegalmente

Uma guarnição da Companhia Independente de Policiamento e Proteção Ambiental (Cippa) de Lençóis, da Polícia Militar da Bahia, prendeu sete pessoas, quarta-feira (28), em flagrante por crimes praticados contra a fauna e a flora nativa no município de Iaçu. Foram resgatadas quatro jibóias, que estavam em gaiolas, três macacos da espécie conhecida como sagui, 13 aves silvestres das espécies pássaro preto, azulão e papagaios. Também foram flagrados dois caminhões e duas caminhonetes com grande quantidade de madeira ilegal, que seria destinada aos fornos de uma olaria. Os sete acusados foram conduzidos até a delegacia de Polícia Civil, juntamente com a carga de madeira ilegal. Os bichos resgatados pela guarnição da PM f

Vaga de Barbosa será preenchida por indicação de Dilma

A saída de Joaquim Barbosa do Supremo Tribunal Federal (STF) abrirá uma nova vaga a ser preenchida por uma indicação da presidente Dilma Rousseff. Será o quinto ministro da atual composição a ser escolhido por Dilma. Dois nomes são cotados: o atual ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo; e o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams que, antes apontado como favorito, hoje correria por fora. O problema é que, desta vez, a indicação poderá coincidir com o período eleitoral, entre julho e outubro. Isso porque Barbosa deixa o tribunal no final de junho. O Congresso estará de recesso oficial em julho e no chamado "recesso branco" durante o período eleitoral, o que pode esvaziar a obrigatória sabatina a que

Bloco "Vai Logo" adquira já sua camisa

29 de maio: Aniversariante do dia

Esta quinta-feira, 29 de maio, é aniversário de Janaina Silva Brito, aluna do 7º ano "C" vespertino do Centro Educacional João de Souza Oliveira. Parabéns  Janaina, felicidades e continue sendo essa aluna sempre dedicada aos estudos. Para parabenizar alguém aqui, basta enviar sua mensagem com foto para vnoticiav@gmail.com

CEJSO: Semana da família na escola se encerra nesta sexta (30)

Visando melhorar a parceria da escola com a comunidade, a direção CEJSO está promovendo a semana da família na escola. As reuniões estão acontecendo no auditório do Centro Educacional João de Souza Oliveira e se encerram nesta sexta-feira (30). pais e mães de aluno, ou responsáveis, estão sendo informados sobre o rendimento escolar dos filhos, para que juntos com a escola possam buscar meios de está sempre melhorando o ensino-aprendizagem, além da convivência com os colegas na escola.          

Cigarro mata 23 pessoas por hora no Brasil

No Brasil, a doença pulmonar obstrutiva crônica, também chamada de enfisema pulmonar, atinge cerca de seis milhões de pessoas. Somente 12% dos pacientes são diagnosticados e desses apenas 18% recebem tratamento. A doença mata cerca de 40 mil pessoas por ano no Brasil. Em todo o mundo, a Organização Mundial da Saúde acredita de acordo com projeções que a DPOC será a terceira maior causa de morte no mundo até 2030. Os sintomas iniciais da doença são tosse e falta de ar. “É a inflamação nos brônquios que acaba destruindo os alvéolos pulmonares. Não dá para recuperar o que foi destruído, mas parar de fumar é a primeira medida para eliminar o fator de risco. Não tem cura, mas há tratamento”, disse Regina Maria.  Leia mais... .

Coité: prefeitura distribui 31 toneladas de sementes de milho e feijão

O governo de Conceição do Coité, através da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Economia Solidária em parceria com a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), está distribuindo 31 toneladas de sementes aos agricultores familiares do município. De acordo com o Prefeito Assis, são 15,5 toneladas de milho e 15,5 de feijão. “Tem preferência para receber as sementes as pessoas contempladas no Garantia Safra e aquelas que estão com o terreno pronto para o plantio”, informou o gestor. Segundo a secretaria de Agricultura, para agilizar na entrega, os representantes de associações comunitárias recebem as sementes e redistribuem no locais onde vivem os agricultores. Além das sementes, todos os agricultores do municípios estão sendo beneficiados com aragem de terra. “São cerca de 400 tarefas já aradas, especialmente nas localidades onde choveu recentemente e a meta é preparar o terreno de 3 mil pequenos agricultores nesta safra”, informou Gilca Carneiro, sec

Bandidos decretam toque de recolher em Riachão: População está assustada com os seguidos roubos de motos

Os moradores de Riachão do Jacuipe estão assustados com a onda de assaltos a motos que vem ocorrendo nos últimos dias. Em menos de um mês, ao menos sete motos já foram levadas pelos bandidos, que agem preferencialmente no inicio da noite. Os elementos agem com muita facilidade e em ações coordenadas. Somente no perímetro urbano da cidade, pelo menos cinco motocicletas foram puxadas de assalto, em apenas 15 dias. A primeira moto tomada de assalto foi no dia 13, nas imediações do Hospital o Bom Samaritano, que pertencia a um funcionário da empresa Paquetá, que pediu para sua identidade ser preservada;  Em menos de 60 dias, oito motos foram roubadas na cidade, mas no mês de maio elas se intensificaram. As policias Civil e Militar de Riachão do Jacuipe, trabalham com hipótese de existir uma mesma quadrilha especializada em furtos de motocicletas, agindo na região e provocando medo nas pessoas. Da redação (Por Noroel Fernandez e Evandro Matos)

Lei prevê cardápio especial para alunos com restrições alimentares

Foi publicada hoje (29) no Diário Oficial da União uma alteração na Lei nº 11.947, com o objetivo de determinar nutrição escolar adequada para alunos com restrições alimentares. O texto estabelece que, no caso de estudantes que necessitem de atenção nutricional individualizada em virtude de estado ou de condição de saúde específica, deverá ser elaborado um cardápio especial com base em recomendações médicas e nutricionais. A lei entra em vigor em 90 dias. (Agência Brasil)

Após dois anos namorando escondido, Zezé Di Camargo assume namorada

Tá confirmado! Zezé Di Camargo finalmente assumiu a jornalista Graciele Lacerda como sua nova namorada. O cantor, que já está com a jovem há cerca de dois anos, usou o Instagram para desmentir notícias sobre a exitência de três mulheres em sua vida, e confirmar a relação. “Estou sendo alvo de um blogueiro, como uma pessoa que tem três namoradas. Desafio ele a mostrar e provar quem são essas pessoas. Todos sabem que tenho uma pessoa na minha vida. Para os fofoqueiros de plantão!! Aí esta ela!! Quem tem uma mulher linda como essa, precisa de mais alguém???", disse ele, que finalizou a publicação com a letra de uma de suas músicas: "Deixa o povo falar, o povo falar e a gente namora, fala e nós namora, fala e

De calcinha, pianista sexy faz homenagem à Seleção Brasileira

Rita Tibes, mais conhecida como a pianista sexy (ou se você preferir, Suzy Pianista), atacou novamente. Desta vez, ela fez uma homenagem à Seleção Brasileira usando sutiã verde e um short amarelo minúsculo. "Eu, hoje, vou tocar uma música em homenagem à Seleção. E estou morrendo de frio, stou congelando. Vocês não vão brigar comigo se eu errar uma notinha, porque meus dedos estão durinhos do frio",disse ela.  Leia mais...

Polícia Rodoviária Estadual apreende 200 kg de maconha

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) apreendeu 200 kg de maconha no posto de Ponto de Astério, município de Firmino Alves, localizado a 519 km de Salvador. A droga vinha de Brasília para o Sul da Bahia. Segundo informações da PRE, toda droga era transportada em um Fiat Strada e seguia para cidade de Ilhéus. O veículo tentou fugir de uma abordagem, porém foi perseguido e interceptado. O condutor e o material apreendido foram apresentados na delegacia da cidade de Itapetinga. (Aratu / Foto: PRE)

Governo recebe autorização para construir novo aeroporto de Ilhéus

O ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, assinou nesta semana a portaria contendo a delegação que transfere, da União para o governo baiano, a administração do projeto e da obra do novo aeroporto internacional de Ilhéus. A assinatura da transferência de delegação foi realizada no gabinete do ministro, em Brasília, na presença do subsecretário da Casa Civil, Bruno Dauster, que representou o governador Jaques Wagner. Ministro da Aviação e subsecretário da Casa Civil assinaram portaria que para o governo baiano, a administração do projeto e da obra do novo aeroporto internacional de Ilhéus O próximo passo é que a obra seja licitada sob do modelo de Parceria Público Privada (PPP) ainda este ano, informou Dauster. O

Em entrevista, presidente da Oi revela que Bahia terá orelhão com wi-fi

Não faz muito tempo, as pessoas usavam o telefone celular apenas para fazer ligações ou, no  máximo, enviar mensagens de texto. Também não faz muito tempo que celulares não eram tão populares e quem não os tinha usava telefones públicos. Hoje, o uso do celular está mais focado no uso de aplicativos conectados à internet, e os orelhões caíram em desuso. As operadoras de telefonia estão tendo que se adaptar à nova realidade, e é sobre isso que o presidente da Oi, Zeinal Bava, fala em entrevista ao jornal Correio. Português, ele esteve ontem em Salvador para anunciar os novos investimentos da companhia, após a fusão com a Portugal Telecom. Bava também comentou as queixas no Procon e a qualidade do 3G na Bahia.

Anvisa discute liberação de substância derivada da maconha

O futuro do canabidiol (substância derivada da maconha) no Brasil deve ser definido nesta quinta-feira, 29, durante reunião da diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que começa às 10h. Os diretores devem decidir se a substância passará a integrar a lista de classificação C1, que permitirá a prescrição e a importação do composto em forma de medicamento. Nos últimos dias, o assunto da liberação da substância veio à tona, depois que a família da menina Anny Fischer, 6 anos, importou ilegalmente o canabidiol para tratar as convulsões da criança. Segundo os familiares, com o uso, as crises da menina passaram de 80 por semana para apenas três.(Agência Brasil)

Explosão em posto de combustíveis no Recife destrói 13 veículos

Uma explosão em um posto de combustíveis, na noite desta quarta-feira (28), no bairro de Água Fria, Zona Norte do Recife, deixou cinco carros, três motos e um caminhão-tanque carbonizados. Outros quatro automóveis, além de duas bombas para abastecimento e o teto do estabelecimento, foram danificados pelo fogo, segundo o Corpo de Bombeiros. A suspeita é que as chamas tenham se alastrado após um vazamento no caminhão-tanque. Testemunhas contaram que a explosão ocorreu depois que um piloto deu partida em uma moto e uma faísca teria provocado a combustão. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. A explosão ocorreu por volta das 21h e o incêndio só foi controlado cerca de uma hora e meia depois. “Fomos acionados e chegamos em três minutos. Esvaziamos uma área de 300 metros no entorno do posto. Entramos para ver se havia vítimas, o que não foi confirmado. Leia mais...

Concurso do Inmetro com 80 vagas e salários até R$15 mil é aprovado

O Ministério do Planejamento autorizou a realização do concurso público com 80 vagas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (28). Do total de oportunidades, 19 vagas são para assistente executivo em metrologia e qualidade, de nível médio, nove para técnico em metrologia e qualidade, do médio/técnico, 39 para analista executivo em metrologia e qualidade (3º grau), 11 para pesquisador-tecnologia em metrologia (nível superior) e duas para especialista em metrologia e qualidade sênior (exigência de doutorado). Na tabela de remuneração dos servidores públicos federais atual, os rendimentos iniciais são de R$3.229

Após turbulência, Irecê vive ano de redenção na agricultura

Na praça Dr. Mario Dourado Sobrinho, no centro de Irecê (BA), a frase “nesta terra em se plantando, tudo dá” serve de boas-vindas aos viajantes que chegam pela rodovia BA-052. Ao final da praça, virando à esquerda, chega-se a outra com nome de Praça do Feijão. Ambas compõem o coração de Irecê e mostram que é a agricultura que sempre deu sustento à economia do município. Mas houve turbulências nas duas últimas décadas. Nos anos 70, quando o plantio de feijão substituiu a pecuária como principal atividade da economia local, Irecê se transformou em grande fornecedor do produto para para as regiões Norte e Nordeste brasileiras. As chuvas regulares, o solo fértil e os volumosos subsídios do governo federal garantiam que mais de 5% da produção brasileira, plantados em 480 000 hectares de terra, viessem da região Irecê, que ganhou o apelido de Capital do Feijão. Após a safra de 1992, quando foram colhidas 5 milhões de sacas, o município enfrentou uma crise. A pecuária e agricul

Seis meninas são exorcizadas em Alto Santo, interior do Ceará

Seis meninas tiveram contatos com espíritos e foram exorcizadas em uma escola municipal de Alto Santo, no interior do Ceará. A ação começou dentro de uma sala de aula e acabou bem longe, já fora da unidade. Na ocasião, os colegas das jovens gritavam muito durante o ato, e possivelmente, será uma situação difícil de ser esquecida. "Lá no jardim tinhas umas jovens se reunindo e fazendo o 'jogo do copo'. É uma brincadeira que quem não tem conhecimento, não sabe com o que está brincando. Aqueles são espíritos provenientes das trevas", informa a mulher que exorcizou as meninas. O Gente na TV/TV Jangadeiro conversou com a família de uma das meninas e a avó relatou que pensaria que a menina de 15 anos não

Paulo Afonso: Agricultor é preso após matar companheira com facada

Um agricultor foi detido no município de Olho d’Água do Casado, em Alagoas, após matar a companheira em Paulo Afonso, a 434 km de Salvador. Noel Elias Feitosa, de 50 anos, tinha um mandado de prisão em aberto e foi encontrado por investigadores da Deam (Delegacia Especial de Atendimento à Mulher) Paulo Afonso, na terça-feira (27), escondido na casa de um sobrinho. De acordo com a polícia, o acusado estava desaparecido desde 22 de abril deste ano, data do crime, quando desferiu uma facada no abdômen de Maria José Barbosa de Souza durante uma discussão motivada por ciúmes, na casa em que residiam, no bairro Siriema I. A delegada Lígia Nunes, titular da Deam/Paulo Afonso, informou que o agricultor não soube dizer, em depoimento, o motivo do crime. O acus

Policial Militar comete suicídio em Itabuna

Segundo informações do site Radar Notícias, um policial militar, lotado na 1ª Companhia da PM em Itabuna, identificado como sendo Jefferson Amaral, cometeu suicídio na tarde de ontem (27), em sua residência, no bairro de Fátima.    Em carta deixada, o soldado afirma que os culpados pelo seu suicídio são seus pais, alguns oficiais ao qual foi subordinado, quando atuava na Cavalaria, e os políticos que ele classificou como “corruptos”. Fonte: Ilhéus 24h.

Bahia terá primeiro complexo de energia solar-eólica do Brasil

A Bahia será o primeiro estado do país a receber um complexo híbrido de geração de energia eólica e solar, que será construído pela Renova Energia em Caetité, no Sudoeste baiano. Com investimentos de R$ 130 milhões, o empreendimento terá capacidade instalada de 26,4 megawatts (MW), sendo 21,6 MW de eólicas e 4,8 MWpico de energia solar. A Renova já recebeu a primeira parcela de R$ 6 milhões do financiamento de R$ 108 milhões firmado com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para iniciar a construção da usina, que está prevista para entrar em operação no início de 2016. Segundo a Secretaria de Comunicação do Governo do Estado (Secom), o complexo prevê a instalação de cerca de 20 mil placas fotovoltaicas, que serão ligadas a quatro inversores e, em seguida, a uma subestação. A estação também receberá a energia que será produzida pelos parques eólicos. Segundo o presidente da Renova Energia, Mathias Becker, o objetivo é encontrar uma forma economicamente viável de e

Escolas receberão em junho resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização

No mês que vem, as escolas receberão os resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA). Além dos resultados, as escolas terão acesso a uma contextualização, com dados de infraestrutura, corpo docente e nível socioeconômico, segundo explicou hoje (27) o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Chico Soares. "A intenção é que as escolas deem mais a quem precisa. Se eu tenho uma escola com alunos difíceis, porque trazem menos de casa, tenho que ter uma escola menos complexa", diz ele. A ANA foi aplicada pela primeira vez no ano passado. As provas avaliaram os conteúdos de leitura, escrita e matemática dos alunos no final do ciclo da alfabetização. No total, fizeram a avaliação 2,6 milhões de estudantes, de 55 mil escolas. A avaliação deve servir também de marco zero para avaliar o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), que visa a alfabetizar todas as crianças até os 8 anos de idade, e

Dilma tem 50% de votos dos baianos, aponta Ibope

A presidente Dilma Rousseff teria 50% dos votos do eleitorado baiano, conforme pesquisa Ibope/Correio. Em segundo lugar, aparece o senador tucano Aécio Neves, com 12%, seguido pelo ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), que registrou 7% da preferência dos eleitores do estado. O levantamento também investigou a avaliação do governo Dilma na Bahia. A gestão foi considerada ótima ou boa por 44% dos entrevistados; houve 33% de regular e 19% de ruim ou péssima. Ainda de acordo com a pesquisa, 60% dos baianos aprovam a presidente e 31% desaprovam. (BN)

Araci: Gestão da ex-prefeita Nenca é alvo de investigações da Polícia Federal

Agentes da Polícia Federal estiveram nesta segunda-feira (26) na cidade de Araci determinando que alguns ex-diretores de escolas municipais que faziam parte da gestão da ex-prefeita Nenca deverão comparecer à sede da Superintendência Regional da Polícia Federal para prestarem esclarecimentos quanto ao Inquérito Policial 0833/2011. A determinação foi publicado nesta segunda-feira no Diário Oficial da Prefeitura com a Portaria n° 1.780 de 23 de Maio de 2014. As informações são do site A Voz do Campo, que informou também que assim que a portaria foi publicada, entrou em contato com a secretaria de educação do município para saber detalhes.    A secretaria informou que a Polícia Federal esteve em Araci e, além de esclarecer dúvidas quanto ao teor da investigação da gestão anterior, entregou o Ofício n° 1432/2014, que intima os ex-diretores a comparecer até a próxima quarta-feira, dia 28 de Maio de 2014 na superintendência supracitada.    Os ex-diretores são

Bispo Edir Macedo, da TV Record, pede para fiéis boicotarem Copa do Mundo

O bispo Edir Macedo, dono da Rede Record e fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, divulgou nesta terça-feira (27) um vídeo pedindo que os fiéis façam um "jejum de informação" por 40 dias a partir do dia 10 - ele cita a Copa do Mundo, que começa em 12 de junho, dizendo que o boicote trará uma experiência mais próxima com Deus. "Quero dizer que a partir do dia 10 de junho vamos começar um jejum. Não o jejum de Daniel de 21 dias, mas o jejum que Jesus fez no deserto, de 40 dias e 40 noites. Só que ele ficou em jejum de comida. Nós vamos fazer um jejum espiritual, um jejum de informações. Um jejum de rádio, televisão, de tudo o que o mundo oferece. Um jejum de jogos, distrações, diversões", disse Macedo, falando em seguida da Copa. "Inclusive nós vamos ter a Copa do Mundo, né? Mas nós estaremos fora da Copa, eu estarei fora da Copa 100%. Porque eu estarei acompanhando ou também no mesmo espírito com vocês. Não que eu necessite ter uma ex

Bandidos levam terror a Serra do Ramalho

Um grupo de homens fortemente armados causou pânico e terror na cidade de Serra do Ramalho, no oeste baiano, na madrugada desta quarta-feira (28). Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, por volta das 2h45, o bando chegou à cidade deflagrando diversos tiros. Os criminosos atiraram na delegacia da cidade, em viaturas e na casa do delegado. A população está em choque com a ação do grupo, que destruiu completamente a agência do Banco do Brasil da cidade. Apesar do terror causado, ninguém se feriu. (BN)

Professores da UNEB paralisam e protestam na Assembleia Legislativa

Os professores da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) estão com suas atividades acadêmicas e administrativas paradas nesta quarta-feira (28). Os motivos da paralisão são para reivindicar, de mínimo, 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI), para educação, melhores condições para estudo, pesquisa e extensão entre outros itens. O presidente da Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (ADUNEB), Murilo Bereta, afirmou ao Aratu Online que caravanas com mais de 400 docentes, das universidades estaduias do interior do estado, estão para chegar na capital baiana e protestar às 10h desta quarta, em frente à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). (Aratu)

Quatro capitais têm greve de ônibus nesta quarta-feira (28), inclusive Salvador

A população de quatro capitais brasileiras é castigada nesta quarta-feira por greves de motoristas e cobradores: em Salvador, na Bahia, São Luís, no Maranhão, e Florianópolis, Santa Catarina, 100% da frota de ônibus está paralisada. Já no Rio de Janeiro, onde uma paralisação de 24 horas foi anunciada na noite de terça, os ônibus circulam, mas em número reduzido. A greve na capital catarinense começou nesta quarta e afeta pelo menos 250.000 pessoas, segundo informações do jornal Bom Dia Brasil, da Rede Globo. Os grevistas justificam a paralisação afirmando que pretendem evitar demissões de cobradores. Já a prefeitura garante que os profissionais não perderão seus empregos. Já em São Luís, os ônibus deixaram de circu

Michelle Obama declara guerra à pizza nas escolas

A primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, declarou guerra às pizzas congelas e às batatas fritas. Ela também prepara uma nova batalha contra a junk food nas cantinas de escolas e contra a indústria responsável por não promover alimentação saudável para as crianças no país. A primeira-dama sempre apoiou a alimentação saudável e a prática de exercícios e lançou, inclusive a campanha "Let's Move" (Vamos nos mexer, na tradução do inglês). Michelle insiste que sejam previstos nos menus escolares menos sódio e mais frutas e verduras. Mas há quem se oponha, até mesmo no Congresso. Em especial a Câmara dos Deputados, que quer aprovar o direito de escolha de cada escola, que poderão querer retornar a

Agências bancárias são explodidas na cidade de Mundo Novo

As agências do Branco do Brasil e do Banco do Nordeste da cidade de Mundo Novo foram explodidas, na madrugada desta quarta-feira (28). De acordo com informações da polícia cerca de 20 homens fortemente armados efetuaram o assalto e durante a ação dispararam vários disparos contra as agências bancárias, que ficam localizadas na Praça Senador Cohin, no centro da cidade. De acordo com informações de populares foram quatro explosões. Vários moradores acordaram assustados com o barulho das explosões. A ação durou aproximadamente de 30 minutos, deixando a população mais uma vez em pânico. Na fuga um veiculo foi incendiado em uma estrada. A polícia já faz buscas na região. (Bahia Notícias)

Educa Mais Brasil inicia seleção para bolsas em faculdades na Bahia

O processo seletivo do Educa Mais Brasil para 2014.2 está com inscrições abertas em Salvador, com bolsas de estudo parciais (50%) para pós-graduação (presencial e EAD), graduação (Presencial e EAD) e cursos técnicos. Para concorrer, os interessados devem realizar a inscrição gratuitamente através do site www.educamaisbrasil.com.br. Em todo o Estado da Bahia, estão sendo disponibilizadas mais de 22 mil vagas para todos os níveis nos 50 municípios onde o programa atua. “Nosso principal critério de seleção é a impossibilidade de arcar com as mensalidades integrais, e esse item é avaliado através do questionário socioeconômico preenchido no momento da inscrição. Além disso, no caso da graduação é necessário que o cand

TSE revoga regra que limitava investigação do Ministério Público nas eleições

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revogou ontem (27) a resolução do tribunal que trata da investigação de crimes nas eleições de outubro. Por unanimidade, os ministros entenderam que o Ministério Público Eleitoral (MPE) não precisa de autorização prévia de um juiz para abrir inquéritos, conforme decisão o Supremo Tribunal Federal (STF). Na semana passada, por maioria de votos, o plenário do STF decidiu que a limitação é inconstitucional. A Corte julgou um recurso do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. A Resolução 23.396/2013, do TSE, foi aprovada pelo plenário da corte em dezembro do ano passado. De acordo com um dos artigos da norma, a partir das eleições de outubro, a instauração de inquérito para apurar crimes eleitorais só poderia ser

Taxa de inscrição do Enem deve ser paga até hoje

Quem se inscreveu para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não tem direito a isenção da taxa de inscrição, tem até esta quarta-feira (28) para fazer o pagamento do boleto bancário de R$ 35, caso ainda não tenha realizado. Quem não efetuar o pagamento terá a inscrição cancelada. Ficam isentos da cobrança todos os alunos de escola pública ou que comprovarem renda familiar mensal por pessoa inferior a 1,5 salário mínimo (R$ 1.086). O ministro da Educação, Henrique Paim, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Chico Soares, anunciaram neste sábado (24), em Brasília, que 9.519.827 pessoas se inscreveram para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014. De acordo com os dados di

Vídeo: homem faz companheira refém e PMs atiram para impedir morte da vítima

Um homem tenta evitar o fim do relacionamento conjugal e invade a casa da companheira armado com uma faca, em uma localidade de Manaus, no estado do Amazonas. Após a chegada da polícia, ele faz a mulher refém e ameaça a vida da vítima. Os policiais tentam negociar cerca de 18 minutos com o homem, que não teve o nome identificado. Ele implora que a companheira não o abandone enquanto policiais acompanham o diálogo do casal, mas subtamente ele tenta desferir golpes de faca contra a companheira, quando a polícia age rapidamente e alveja o acusado. Foto: reprodução / Youtube

Batista Lima fala sobre sua saida da Banda Limão com Mel

Após quase 20 anos cantando na Banda Limão com Mel, o cantor  o Pernambucano Batista Lima (Cícero Batista de Lima, 38 anos) decide seguir carreira solo. Batista Lima publicou ontem (26/05) no seu perfil na rede social Facebook um texto destinado aos seu seguidores que diz: "Amigos fãs, venho em breves linhas confirmar de fato a minha nova caminhada solo. Estarei junto com a Limão com Mel em toda a turnê junina como foi citado na nota emitida pelo meu compadre, amigo e agora meu futuro empresário Ailton Jeronimo Souza. O motivo deste comunicado é justamente informar aos meus fãs e os da Limão com Mel, que devido a longa agenda de shows deste mês de maio e a correria para produzir os CDs da LCM e o da minha carreira, estou praticamente sem tempo. Por isso afirmo o meu compromisso de pronunciar-me oficialmente através de um vídeo para as redes sociais e direcionado ao site da LCM, no dia 30 de maio (sexta-feira). Neste material vou explicar aos fãs e amigos sobr