Pular para o conteúdo principal

Banco Central lança Pix por aproximação em todo o país nesta sexta; saiba como ativar

Foto: Divulgação -

A partir desta sexta-feira (28/2), o Banco Central (BC) libera a função de pagamento do Pix por aproximação em todo o Brasil. Nessa modalidade, o usuário é capaz de fazer transações sem acessar o aplicativo da instituição financeira. O Pix é o sistema de pagamentos contínuo e em tempo real do BC, com vigência desde novembro de 2020.

Esta modalidade do Pix funciona de forma muito semelhante ao uso do pagamento via cartão por aproximação. Para habilitar essa função, será necessário integrar as chaves Pix nas chamadas “wallets” (carteiras digitais).

O cliente poderá escolher a instituição financeira ou banco, cadastrar a conta na carteira digital e salvá-la para efetuar o pagamento presencial com o Pix por aproximação.

Com esse cadastro, será possível fazer transações via Pix aproximando o celular do terminal de pagamento (por exemplo, as famosas “maquininhas”), usando o recurso de NFC dos telefones. Ou seja, só precisa encostar o celular na máquina para pagar.

O Pix automático, ainda em desenvolvimento, está previsto ser lançado em 16 de junho. A partir do Pix automático, será possível otimizar as cobranças de vários serviços, como a realização de transferências instantâneas em pagamentos programados — similar ao que ocorre com o débito automático.

Ele poderá ser usado para pagar contas de água e energia, escolas, faculdades, academias, condomínios, clubes sociais, planos de saúde, serviços de streamings, portais de notícias, clubes por assinatura e empresas do setor financeiro.

No início de fevereiro, o BC lançou o chamado “Bolepix”, recibo com a indicação de um QR Code para fazer o pagamento via Pix, sem precisar ler o código de barras.

Comentários