Pular para o conteúdo principal

Prefeitos baianos desembarcam em Brasília para marcha em defesa dos municípios

 

Em busca do equilíbrio fiscal para os governos locais, prefeitos de todo o Brasil se reúnem a partir desta segunda-feira (25), na capital federal, para a XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento, que acontece até a próxima quinta-feira (28), contará com a participação de mais de 500 participantes baianos, entre prefeitos, secretários municipais e vereadores. A União dos Municípios da Bahia (UPB) destaca que a principal demanda a ser apresentada é a redução da alíquota patronal paga pelas prefeituras ao INSS. A entidade espera sensibilizar o governo federal, deputados e senadores no apoio à matéria. Atualmente, os municípios arcam com uma alíquota de 22,5%, uma das mais altas aplicadas a empregadores no Brasil.

Integrante da comitiva da Bahia, o prefeito de Nova Itarana, Antônio Dannilo, lembrou que a Bahia é sempre destaque nas mobilizações. “Temos dois anos sem a Marcha a Brasília, mas as conquistas continuaram acontecendo e isso é muito importante. A comitiva da Bahia, através da UPB, sempre mostra força nas Marchas. A principal demanda e a que mais aflige nós prefeitos é a baixa da alíquota. Estamos muito esperançosos de que sairemos vitoriosos”, afirmou o prefeito.

“A expectativa é grande. Estamos nessa luta pela redução da alíquota que é algo que pesa muito dentro do orçamento municipal. A redução vai viabilizar a sustentação financeira dos municípios, que estão quebrados. Acredito que unidos somos mais fortes”, afirma o prefeito de Santa Brígida, Elton Carlos.

Para o prefeito de Marcionílio Souza, Herminio José, a redução da alíquota é uma pauta do interesse de todos, principalmente dos municípios mais pobres. “Tenho esperança de que sairemos vitoriosos em relação à redução da alíquota. Nós vivemos em dificuldade, principalmente o meu município que é pequeno, o que temos é praticamente para pagar a folha”, pontuou. 

Promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e apoiada pela UPB, a XXIII Marcha a Brasília será aberta oficialmente na manhã desta terça-feira (26), com a presença do presidente Jair Bolsonaro, e dos presidentes da Câmara dos Deputados e Senado, além de líderes partidários. O evento também receberá na sua programação os pré-candidatos à presidente da República para dialogar sobre temas municipalistas.

 Por Clara Solla da Comunicação UPB

Comentários