Pular para o conteúdo principal

Polícia prende 33 suspeitos de integrar grupo que aplicava golpe dos nudes

 

A Polícia Civil fez uma operação na manhã de ontem contra um grupo criminoso que aplicava o chamado golpe dos nudes. Os bandidos enganavam as vítimas e depois exigiam dinheiro para não vazar fotos íntimas.

33 pessoas foram presas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O dinheiro obtido pelo golpe era pulverizado entre laranjas até que voltasse para o grupo criminoso, aponta investigação da Polícia Civil.

Os golpistas fingiam ser adolescentes ou mulheres jovens para atrair homens com dinheiro nas redes sociais. O objetivo era conseguir fotos íntimas das vítimas para extorsão.

Depois que as fotos eram enviadas, um falso delegado da polícia do Rio Grande do Sul entrava em contato com a vítima. Neste momento, o golpista dizia que a jovem era menor de idade e ameaçava expedir um mandado de prisão e expor o caso.

O falso policial oferecia um “acordo” em dinheiro para evitar a abertura de uma investigação. Em 11 meses, o grupo fez pelo menos 80 vítimas em 12 estados e movimentou cerca de R$ 450 mil.

Na operação de hoje, a Polícia Civil prendeu duas mulheres e dois homens suspeitos de aliciar adolescentes. Elas recebiam dinheiro e, em alguns casos, eram ameaçadas para tirar fotos íntimas, mandar áudios e vídeos. As imagens eram enviadas para as vítimas que seriam extorquidas.

Muito dos criminosos que fazem parte do grupo já estão presos e usavam o dinheiro para obter regalias nas cantinas, diz a polícia. O lucro também era usado para retroalimentar o tráfico de drogas e de armas.

Os suspeitos podem responder por lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, organização criminosa, porte ilegal de munições e armas de fogo, extorsões e corrupção de menores.

Foram cumpridos 102 mandados de prisão preventiva, temporária, busca e apreensão domiciliar e de veículos, além do bloqueio de contas bancárias.

Fonte: UOL

Comentários