Pular para o conteúdo principal

Conceição Da Feira: Professores vão a Câmara e protestam contra o não pagamento do precatório do FUNDEF

Professores da rede municipal de ensino do município de Conceição da feira, lotaram a galeria da câmara municipal de vereadores, na última quinta-feira (24), para pedirem ajuda aos edis, devido a prefeitura recusar pagar a carta precatória do Fundeb.
A sessão foi presidida pelo vereador Del da Táxi, que é líder do governo municipal na casa legislativa. Na oportunidade Del foi solidário aos docentes e  prometeu intermediar o dialogo com o executivo para que o impasse seja resolvido entre as partes.   
Segundo Ana Maria Silva Santos, presidente da ALPL núcleo CF, o montante ganho é fruto da vitória da categoria após ingresso na justiça solicitando reajuste retroativo com base no Plano de Cargo e Salário do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica, deste a sua criação em 1996.
“Quando o Fundeb foi instituído, se criou o piso salarial nacional para os professores, porém as prefeituras só pagavam salário mínimo aos docentes, valor bem inferior ao piso da Educação Básica Nacional. Então entramos na justiça requerendo as perdas desse tempo que antecedeu a equiparação dos vencimentos, e foi nos dada sentença favorável”, disparou a representante sindical.
O valor de 15 milhões de reais já se encontra na conta do município de Conceição da Feira. Para o sindicato 60 por cento desse valor a prefeitura tem que ratear entre os professores e os 40 por cento restante deverão ser gastos na manutenção da educação municipal, afirma Ana.
A categoria dos docentes afirma que esses milhões tem dono, e esse dono são eles. Por outro lado, o município pretende não repassar o valor aos professores. 
Por São Gonçalo News 

Comentários