Pular para o conteúdo principal

Carreata em prol da educação de serra dourada reúne apoiadores, profissionais e mobiliza a sociedade por direitos não atendidos


Foto: Divulgação

Na última terça-feira, dia 20 de julho de 2021, o município de Serra Dourada foi espaço de um evento histórico, quando diversos cidadãos, divididos entre profissionais da educação, entusiastas e apoiadores das pautas marcharam em uma enorme carreata que cobriu as avenidas da cidade, produzindo um nítido discurso por melhoria na educação da cidade.

Estima-se que por volta de 120 veículos, entre carros e motos integraram o evento, idealizado pela APLB Sindicato, Núcleo de Serra Dourada, protagonista na defesa de uma educação mais justa, plural e de qualidade no sistema público de ensino.

Entre as pautas reivindicadas estavam melhores condições das unidades escolares, a submissão dos trabalhadores da educação a jornadas extensivas de trabalho mesmo em tempo de pandemia e os direitos assegurados na carreira dos servidores, como o Adicional por Tempo de Serviço, chamado de triênio, não pago pela administração e objeto de discussão em ações judiciais que buscam justiça para os trabalhadores.

No passado os servidores pavimentaram uma estruturada greve que durou quase um mês e foi fruto de muita batalha e esse espírito aguerrido produziu um Termo de Ajustamento de Conduta, que assinaram o Sindicato, o Ministério Público do Estado da Bahia e a Gestão Municipal da época e, até hoje, nada foi cumprido como deveria.

Hoje a categoria avalia a necessidade de batalhar com iniciativas propositivas e politizadas, como a da histórica carreata, no sentido de garantir o atendimento dos direitos até então esquecidos. A carreata contou com a presença de membros do legislativo que, ao final, discursaram destacando o compromisso destes com a causa e frisando que a educação deve ser valorizada.

A direção da APLB Sindicato avalia como de extremo êxito o evento e afirma que ser apenas mais um passo de uma determinada jornada na luta pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras da educação do município de Serra Dourada.

Giro de Notícias

Comentários