Pular para o conteúdo principal

Riachão: Secretária afirma que ainda não é um momento seguro para retorno às aulas presenciais

Crédito da foto | Rádio Jacuípe

Diante da movimentação que o retorno às aulas da rede estadual gerou em todo Estado, a equipe do Jornal da Manhã, da Rádio Jacuípe, convidou a secretária de Educação de Riachão do Jacuipe, Jacivan Moraes, para falar sobre o assunto. A entrevista trouxe como pauta esclarecer à população se o município acompanharia a rede estadual, retornando as aulas presenciais, bem como falar em que estado se encontra a tramitação da restituição do capital referente à lei de amparo ao artista, lei Aldir Blanc. Isso porque, no ano passado, durante a gestão de Zé Filho, o município devolveu o benefício de mais R$ 250 mil referente a este projeto de amparo ao artista, por razões ainda desconhecidas.

Ao ser questionada se o retorno das aulas da rede municipal aconteceria imediatamente, acompanhando a rede estadual, a secretária esclareceu à população:

“Não temos condições de retornar as aulas presenciais ainda, pois segundo os níveis de contágio da covid-19, o nosso município se encontra na faixa da bandeira vermelha, que é o nível de transmissão comunitária, o que segundo a organização mundial de saúde (OMS) é a mais perigosa”, pontuou a secretária.

Diante da afirmação da secretária em torno das razões sanitárias que pautam as justificativas do não retorno das aulas presenciais, a equipe do jornal questionou a mesma se,  caso não existisse o fator ‘bandeira vermelha’, ou seja, o alto índice de contágio da Covid-19 no município, haveria a possibilidade de retorno imediato, ao que a secretária afirmou:

“Nossas escolas, no momento, não têm estrutura física para funcionar nos moldes ideais exigidos e recomendados pelas autoridades sanitárias, mas não significa que as medidas não estejam sendo tomadas para que o levantamento necessário seja feito e avaliado pela equipe de engenharia e planejamento e assim possamos agilizar todo o processo.”

A secretária afirmou ainda que o município só retornará às aulas presenciais ou semipresenciais quando estiverem cientes da qualidade estrutural das escolas para que a rede possa oferecer segurança a todos.

Além disso, segundo a secretária, há uma preocupação com a vacinação dos profissionais da educação, sim, mas sobretudo há uma atenção especial para que retornar as aulas garanta segurança para com a vida de todos.

“O plano de retorno às aulas está em processo de construção, levando em consideração que envolve uma equipe de trabalho. A nossa equipe pedagógica está engajada nessa tarefa, pois não há possibilidade de executar nada sem antes planejar adequadamente e quando se trata do tema educação, há de se ter um acréscimo de afeto e cuidado especiais.”

Sobre a lei Audir Blanc, a secretaria informou que os artistas devem procurar se manter informados com o Departamento de Cultura através do telefone (75)98248-2296 e também via e-mail decultriachao@gmail.com para estarem cientes dos requisitos de adesão. É de extrema importância as inscrições dos artistas para a viabilização deste recurso em benefício dos mesmos, pois mesmo com bloqueio do valor recebido pelo município no ano passado, todas as medidas estão sendo tomadas para que recebamos uma notícia favorável pelo desbloqueio do recurso, já que a secretaria tomou conhecimento que o mesmo está em conta e apenas foi bloqueado por não ter sido atingidas as exigências na primeira vez. “Estamos lutando diariamente para que a classe artista não fique desamparada”, ressaltou a secretária Jacivan Moraes ao Jornal da Manhã da Rádio Jacuípe.

Por Equipe Interior da Bahia

Comentários