Pular para o conteúdo principal

Estudantes da Uefs reclamam de déficit de professores: ‘tentando se formar e sem conseguir’

Alunos de Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), fizeram uma manifestação nesta segunda-feira (21), na reitoria. Eles reclamam da carência de professores, já que a instituição de ensino tem um déficit de pelo menos 136 profissionais.

Estudantes protestam por falta de professores na Universidade de Feira de Santana

Entre os cursos afetados, estão Medicina, Química, Física e Psicologia. Segundo Cecília Lima, estudante de Medicina, os alunos solicitam a contratação de 18 professores.

“Não temos professores de anatomia e patologia, por exemplo. Com isso, perdemos muitas aulas práticas”, afirmou.

A estudante de Química, Lana Santos, afirmou que diversos estudantes têm tido dificuldades para se formar, pois muitas disciplinas deixaram de ser ofertadas com a falta dos professores.

“Temos alunos tentando se formar e sem conseguir, porque não conseguem se matricular nas disciplinas, porque não são ofertadas. Há muita evasão no curso”, disse.

A reitora da Uefs, Amali Mussi, confirmou que há déficit de profissionais da instituição. Para ela, além das contratações, a quantidade de vagas oferecidas precisa ser reajustada para que haja professores suficientes para atender todas as turmas.

“Nosso quadro de vagas é antigo, para uma quantidade específica de cursos, graduação, extensão. A universidade cresceu ao longo dos anos, então precisamos ampliar nosso quadro de vagas também”, afirmou.

Ainda conforme foi informado pela reitora, a contratação dos professores depende da liberação dos processos, que já estão aprovados. Depois disso, basta publicar os processos parta convocar os professores que já fizeram os concursos e fazer a seleção de professores substitutos. (Fonte: G1).

Comentários