Boa parte dos consumidores brasileiros faz
compras por impulso e gasta mais do que recebe. É o que revelam estudos
recentes sobre hábitos de consumo no País, que tentam desvendar por que
os brasileiros não têm planejamento financeiro e, costumeiramente, ficam
com as contas no vermelho. Pesquisa divulgada neste mês pela Nielsen
revela que a classe média brasileira gasta 15% a mais do que ganha. Em
média, esse grupo ganha R$ 2.924 mensais, mas gasta R$ 3.116 no período.
Além disso, outro estudo do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) mostra
que 85% dos consumidores admitem fazer compras por impulso, ou seja,
movidos por questões emocionais. O aumento de crédito disponível para o
consumidor nos últimos anos gerou um aumento do número de pessoas
endividadas no Brasil. Um levantamento do SPC e da CNDL (Confederação
Nacional de Dirigentes Lojistas) estimou que, no fim do mês passado, um
em cada quatro brasileiros tinha ao menos uma conta sem pagar. Para o
educador financeiro do SPC Brasil José Vignoli, isso acontece porque os
brasileiros não são disciplinados financeiramente ou porque não sabem
como anotar gastos e estabelecer prioridades.
COMPARTILHANDO O QUE É NOTÍCIA COM VOCÊ
Comentários
Postar um comentário