Pular para o conteúdo principal

Presidente da Liga Desportiva Varzeanovense participou da eleição da Federação Bahiana de Futebol

A Liga Desportiva Varzeanovense, representado pelo seu presidente Marcos Oliveira de Carvalho participou da Assembleia Geral Eleitoral da Federação Bahiana de Futebol, realizada na tarde desta terça-feira (3), a eleição para os cargos de presidente, vice-presidente, membros do Conselho Fiscal, efetivos e suplentes da entidade para o quadriênio 2019-2023. A eleição aconteceu no Salão Jade do Wish Hotel da Bahia, no Campo Grande, em Salvador. Lá estiveram presidentes  de clubes profissionais e das Ligas Municipais, além de profissionais da imprensa. Os filiados lot

aram o local em uma demonstração de que todo o processo foi conduzido da forma mais transparente e democrática possível.
Apenas uma chapa se inscreveu, encabeçada pelo atual vice-presidente da FBF, Ricardo Nonato Macedo de Lima, e o candidato à vice-presidente, Manfredo Lessa Pinto, denominada "Modernidade e Seriedade na Gestão do Futebol Baiano". A Assembleia foi aberta em primeira e segunda convocação, às 14h e às 14h30, respectivamente, pelo presidente Ednaldo Rodrigues. O dirigente passou o comando da reunião para o advogado, consultor jurídico da Confederação Brasileira de Vôlei e Confederação Brasileira de Basquete e membro da Câmara Nacional de Resolução de Disputas da CBF, Vantuil Gonçalves Júnior.Vantuil Gonçalves leu todo o edital e declarou aberta a votação. Porém, o presidente da Liga Maragojipana de Futebol, José de Almeida, pediu a palavra para propor ao colégio eleitoral a realização de eleição por aclamação, por ter uma única chapa na concorrência. A proposição foi aceita por unanimidade, com base no artigo 44 do Estatuto da Entidade, que diz que quando houver apenas uma chapa é permitida a eleição por aclamação. Estiveram presentes 117 dos 145 filiados com direito a voto, entre Ligas e clubes, além do representante dos jogadores profissionais de futebol, Lídio Chacon Julião, da Jacuipense, indicado pela maioria dos clubes integrantes da Séria A, em um total de 81% do colegiado. Sob aplausos, Ricardo Lima e Manfredo Lessa foram eleitos para comandar a entidade máxima do futebol baiano entre 16 de janeiro de 2019 e 16 de janeiro de 2023. Também foram eleitos os membros efetivos do Conselho Fiscal da entidade, Carlos Alberto Ventura Ferreira, Jorge Luiz Andrade Santos e Wildbergue José Andrade dos Santos; e os membros suplentes Neomar Amorim Santos e José Piedade Campos.

Após a aclamação, os dirigentes agradeceram o apoio maciço dos filiados. Atual presidente, Ednaldo Rodrigues, que aceitou convite para concorrer ao cargo de vice-presidente na chapa de Rogério Caboclo na eleição da CBF, se emocionou com o apoio e enalteceu a confiança dos clubes e Ligas na continuidade da sua equipe de gestão à frente da FBF.
Presidente eleito, Ricardo Lima também foi tomado pela emoção ao discursar diante do grande número de filiados. "Eu não vou fazer discurso, hoje vou falar com o coração. Gostaria de agradecer a cada um que está aqui presente. Democracia é isso aqui. É respeitar o direito do voto, respeitar o filiado. Respeitar o projeto de crescimento do futebol. Esse projeto não é de Ricardo, de Manfredo ou Ednaldo. É da Federação Bahiana de Futebol. Não queriam renovação? Ela está aqui. Trocamos 63 por 36. Sou o segundo presidente (de Federação) mais novo do país. Isso é democracia. Sabemos a pressão que os filiados sofreram e nós sofremos juntos. Tínhamos a plena certeza que nenhum de vocês iria recuar. Foi o que aconteceu. De coração, agradeço a todos os filiados, indistintamente. E aos nossos familiares e amigos, que sofreram com a gente. Não caímos de paraquedas na FBF como muitos falam. Todos aqui são conscientes do trabalho que estamos fazendo e iremos desenvolver".

Comentários