Pular para o conteúdo principal

Sem Lula, Bolsonaro lidera no Ibope; e Marina e Ciro empatados

A primeira pesquisa realizada pelo Ibope após a oficialização das candidaturas presidenciais foi divulgada nesta segunda-feira (20/8) e teve como foco as intenções de voto para presidente da República. O resultado que leva em conta o cenário com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aponta o petista na liderança, com 37% das intenções, seguido por Jair Bolsonaro (PSL), com 18%. Ao todo, foram ouvidos 2002 eleitores em 142 municípios brasileiros, entre 17 e 19 de agosto.
A pesquisa aponta Marina Silva (Rede) em terceiro lugar, com 6% das intenções de voto, seguida de Ciro Gomes (PDT), com 5%; Geraldo Alckmin (PSDB), 5%; Alvaro Dias (Podemos), 3%;  Eymael (DC), 1%; Guilherme Boulos (PSOL), 1% ; Henrique Meirelles (MDB), 1%; João Amoêdo (Novo), 1%; Cabo Daciolo (Avante), 0; Vera (PSTU), 0 e João Goulart Filho (PPL), 0. Na pesquisa, o número de votos em branco e nulos foi de 16%. Outros 6% dos entrevistados não sabem em quem votarão e/ou não responderam ao questionamento.
No levantamento, encomendado pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S.Paulo, a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Segundo o Ibope,  há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.
Como o ex-presidente Lula está preso em Curitiba, e pela Lei da Ficha Limpa está inelegível, ele aguarda julgamento do TSE sobre seu registro da candidatura.
Outro cenário, onde o atual candidato a vice na chapa de Lula, Fernando Haddad assume o posto, também foi pesquisado. Nesse caso, Bolsonaro (PSL) lidera a pesquisa, com 20% das intenções de voto, seguido de Marina Silva (Rede), com 12%, e Ciro Gomes (PDT), com 9%. Geraldo Alckmin (PSDB) aparece em quarto lugar, com 7%; Fernando Haddad (PT): 4%; Alvaro Dias (Podemos): 3%; Eymael (DC): 1%; Guilherme Boulos (PSOL): 1%; Henrique Meirelles (MDB): 1%; João Amoêdo (Novo): 1%; Cabo Daciolo (Avante): 1%; Vera (PSTU): 1%; João Goulart Filho (PPL): 1%.
Os votos brancos e nulos somaram 29% das intenções e 9% dos entrevistados não souberam em quem votariam ou não responderam a pergunta.

Comentários