Pular para o conteúdo principal

EUA: Kamala e Trump seguem empatados na reta final da campanha

 

 Kamala Harris pediu, neste domingo (03/11), uma virada de página com um “plano divino” para “curar a divisão”, enquanto Donald prometeu um país mais “rico” e “forte” a dois dias das acirradas eleições presidenciais nos Estados Unidos.

A vice-presidente democrata afirmou ter votado pelo correio. A cédula está “a caminho da Califórnia”, disse.

“Vamos virar a página e escrever o próximo capítulo da nossa História, um capítulo baseado em um plano divino suficientemente grande para abarcar todos os nossos sonhos”, “suficientemente forte para curar a divisão” e “suficientemente audacioso para abraçar a possibilidade do plano de Deus”, disse ela em uma igreja cristã.

Ela lembrou uma passagem das Escrituras do profeta Jeremias, que diz: “Porque eu conheço os planos que tenho para ti”, planos “de bem-estar e não de calamidade, para te dar um futuro cheio de esperança”.

Neste domingo, Kamala aposta tudo em Michigan, um símbolo do “cinturão da ferrugem”, região do Meio Oeste americano marcada pela decadência industrial. A democrata está empatada com seu adversário, o republicano Donald Trump.

A última pesquisa do New York Times/Siena mostra algumas mudanças nos estados em disputa, mas os candidatos seguem tecnicamente empatados, dentro da margem de erro.

No sábado, uma pesquisa respeitada colocou a vice-presidente democrata três pontos à frente do ex-presidente republicano em Iowa, onde o conservador venceu em 2016 e 2020.

“Foi feita por um dos meus inimigos”, acusou Trump neste domingo em um comício na Pensilvânia. “As pesquisas são tão corruptas”, acrescentou.

A Pensilvânia é um dos mais cobiçados dos sete estados-pêndulo, aqueles que não são redutos nem do Partido Republicano, nem do Democrata.

As chaves para a Casa Branca são conquistadas por uma diferença de apenas dezenas de milhares de votos nesses estados.

Na Pensilvânia, onde vivem centenas de milhares de porto-riquenhos, Trump pode pagar caro pelo comentário de um humorista que, em um de seus comícios, afirmou que Porto Rico é como uma “ilha flutuante de lixo”. Com informações da AFP.

Fotos: CHARLY TRIBALLEAU | CHIP SOMODEVILLA / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

Por Diário de Pernambuco

Comentários