Foto: Tony Winston/Agência Brasília -
Uma nova cepa da Covid-19, apelidada de “variante da rouquidão” devido aos sintomas como rouquidão, tosse e cansaço, começa a preocupar autoridades de saúde no Piauí. O primeiro óbito associado à variante foi confirmado na última quinta-feira (11) no município de Oeiras.
De acordo com Marylane Oliveira, gerente de Vigilância em Saúde da Sesapi, das 42 amostras analisadas no estado, 21 testaram positivo para a nova cepa. Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) já disponibilizam testes rápidos gratuitos para a população. A recomendação é que o exame seja feito até 72 horas após o início dos sintomas, garantindo maior precisão.
A especialista alerta que o período de tempo seco favorece o agravamento de doenças respiratórias, tornando a população mais suscetível. “A pessoa pode procurar atendimento por causa de um simples ressecamento na garganta ou rouquidão, então é importante estar atento”, destacou.
A identificação da nova variante depende de análise laboratorial detalhada. As amostras coletadas nos serviços de saúde são enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) para exame via RT-PCR e, posteriormente, encaminhadas à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para monitoramento genético.
Embora apresente sintomas específicos, o tratamento da “variante da rouquidão” segue os mesmos protocolos das demais cepas da Covid-19. A orientação principal é manter o paciente hidratado, e casos de agravamento ou comorbidades devem ser conduzidos por profissionais de saúde.
Comentários
Postar um comentário