Pular para o conteúdo principal

Confederação dos Municípios: 'Vamos pagar o professor e fechar as escolas?'

O valor do novo Piso Nacional do Magistério será R$ 1.451 de acordo com anúncio do Ministério da Educação (MEC) nesta segunda-feira (27). 
imageConforme publicação oficial da Confederação Nacional de Municípios (CNM), estudos apontam que o aumento representa 22,22% sobre o valor do ano anterior, e que desta forma para cumprir a lei do piso e manter a carga horária de trabalho em sala estipulada pela lei, os Municípios precisarão de contratações adicionais.
De acordo o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, o impacto financeiro para os municípios será em tordo R$ 5,4 bilhões e prefeituras não dispõem de caixa para custear a folha.
Em entrevista para publicação do site oficial da CNM Ziulkoski disse que a notícia do novo piso é recebida com preocupação por todos os gestores municipais. “Os recursos vinculados constitucionalmente à Educação não podem ser exclusivos para despesas com pessoal”, avalia. “Como vamos fazer como isso? Vamos pagar o professor e fechar as escolas”, questiona o presidente da CNM. 
Nordeste
De acordo com estudos da CNM, o  impacto do reajuste será mais trágico na Região Nordeste, que possui a menor média salarial e tem quantidade razoável de funções docentes.
“A União não apoia efetivamente, e os Municípios empenham, sozinhos, esforços para assegurar o cumprimento da lei. O novo valar a ser pago evidencia ainda mais a necessidade da complementação do governo federal ao piso em 2012”, afirmou Ziulkoski para a publicação. 
                                                      Fonte:Bahia Notícias

Comentários