Pular para o conteúdo principal

Greve da PM: Bancos, correios e casas lotéricas fechados e comércio assustado na Bahia

Um dia de medo e dúvidas, assim pode ser considerada esta segunda-feira (07), em grande parte das cidades do interior baiano, onde a maioria dos bancos foi fechada e o comércio parado. 

image
Em muitas agências bancárias, os funcionários compareceram, mas a maior parte não abriu para o público. Assim foi em Riachão do Jacuípe, Nova Fátima, Capim Grosso, Itiúba, Cansanção, entre os municípios.

Além dos bancos, as agencias dos Correios também fecharam em várias cidades. Já o comércio, mesmo aberto na maioria dos municípios, em alguns lugares teve de fechar as portas com medo de assalto e arrastões, como foram os casos de Itiúba e Cansanção. 

imageSegundo informações do Correio, o governador afirmou que a negociações se estenderam até a madrugada desta terça-feira (7) e uma reunião, que está marcada para esta manhã, pode solucionar os impasses e resultar no final da greve da Polícia Militar.
O único impasse para o fim da greve é sobre a anistia aos PMs acampados na Assembleia Legislativa da Bahia. Em entrevista o Bom Dia Brasil, da TV Globo, Jaques Wagner afirmou que só responderão judicialmente os policiais que cometeram crimes.
“Não tenho ímpeto de punir os que participaram pacificamente da greve, mas os que participaram de atos contra os cidadãos serão processados”, afirmou. O governador se referiu aos policiais que tomaram ônibus e viaturas.
Gratificações
Wagner afirmou ainda na entrevista ao programa que está disposto a conceder o pagamento da Gratificação de Atividade Policial (GAP) de nível 4, a principal exigência do movimento, mas diz não ter recursos para que o pagamento seja feito imediatamente..
De acordo com a entrevista, a proposta é de que o valor da gratificação de nível 4 seja incorporado ao salário de forma diluída ao longo dos três próximos anos.
“Nós, ao longo de cinco anos, concedemos 30% de aumento real. E eu tenho limite na folha. As negociações são em torno desse valor, da chamada GAP 4, e eventualmente até da GAP 5, mas evidentemente isso terá que ser partilhado ao longo de 2013, 2014 e até 2015. Se for para pagar alguma coisa imediatamente agora, não há menor espaço, porque eu não tenho espaço fiscal para fazê-lo", afirmou o governador.
Por Ana Emíllia

   99% dos policiais não serão punidos, diz governador
imageEm outra entrevista ao telejornal Bom Dia Brasil nesta terça-feira (7), o governador Jaques Wagner garantiu que não irá punir quem participou “pacificamente” do movimento grevista de parte da Polícia Militar, mas reiterou sua disposição em não conceder anistia àqueles que participaram de atos de vandalismo e depredação do patrimônio público. “Não estamos em um regime de exceção; estamos na democracia. E eu não sou um homem de rancor. Não vou punir quem participou pacificamente e sim aqueles que, de arma em punho, amedrontaram a população”, afirmou. O petista ainda opinou que a maioria dos policiais não esteve envolvida em ações radicais. “Acredito que 99% não participou de atos desse tipo. Entendo que esses apenas se movimentaram na busca de melhores salários”, declarou.
 

Comentários