Diante
da dúvida que cerca os estudantes sobre a escolha da profissão,
sobretudo com a proximidade das provas do Exame Nacional do Ensino Médio
(Enem), que acontece sábado e domingo (24 e 25), os professores do
Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, no bairro de Cajazeiras IV, em
Salvador, desenvolveram o projeto ‘Profissões’. A iniciativa visa
preparar de forma contextualizada e consciente os
alunos do 3º ano do Ensino Médio e do 4° ano do curso Técnico para a
escolha profissional.
A
diretora da unidade de ensino, Firmina Azêvedo afirmou que a partir do
questionamento “Qual a minha profissão preferida?”, os alunos foram
estimulados a levantar informações como: descrição da profissão,
formação necessária, curso e duração, matérias estudadas, carreira,
principais atividades, mercado de trabalho, aptidões desejáveis,
curiosidades, campos de atuação e especialidades possíveis.
Além disso, foram a campo entrevistar médicos, advogados, enfermeiros e
outros profissionais.
O
projeto ‘Profissões’ levou os estudantes a pesquisar sobre as áreas que
querem seguir, visitar faculdades para conhecer os cursos e ter contato
com profissionais atuantes no mercado de trabalho. Com base nas
pesquisas realizadas, os estudantes socializaram as informações entre os
colegas por meio de slides, cartazes e simularam situações de trabalho.
“A partir desse contato com as profissões, eles
adquiriram maior intimidade com o futuro ramo de trabalho que irão
escolher e avaliaram as possibilidades de mercado e aptidões às
respectivas atribuições”, disse Firmina Azêvedo.
Foi
o que aconteceu com o estudante Lucas Suzart, 17 anos e que está no 3º
ano do Ensino Médio. Ele contou que a atividade o ajudou a refletir
mais sobre a sua escolha profissional. “Eu já pensava em seguir a
carreira de engenheiro e essa atividade me deixou mais seguro porque
pude conhecer melhor como funciona a área”.
Já
a estudante do 3º ano, Rebeca Queiroz, 17 anos, almeja ser médica e
revelou que o contato com profissionais foi muito importante.
“Entrevistei
um dentista para saber mais a respeito da área de saúde e ele me falou
de algumas disciplinas em comum do curso de Medicina. Essas informações
também foram úteis porque compartilhei com outros colegas que querem ser
dentistas”, disse Rebeca.
Segundo
o professor de Geografia Fábio Souza Sampaio, explorar esse tema dentro
do ambiente escolar possibilitou ampliar o conhecimento dos alunos.
“Foi muito gratificante, porque vários estudantes se redescobriram,
tiraram dúvidas, identificaram suas aptidões e isso ressignificou o
olhar deles em relação à futura carreira profissional, ressaltou o
educador.
Fotos: Acervo pessoal
Assessoria de Comunicação - ASCOM
Comentários
Postar um comentário