Pular para o conteúdo principal

Cúpula do PSDB conclui que, sem Lula, aumentam as chances de Ciro Gomes na eleição de 2018

Sobre a possibilidade de impugnação da candidatura de Lula, a cúpula do PSDB avalia que, sem o ex-presidente petista na disputa, aumentam as chances de o governador tucano Geraldo Alckmin estar no segundo turno, mas, na esquerda, é o ex-governador Ciro Gomes (PDT) quem cresce, principalmente no Nordeste.
Petistas que estiveram recentemente com Lula disseram que ele ficou baqueado com a decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) de marcar o julgamento de seu recurso para 24 de janeiro. Apesar do discurso de resistência que tem feito na pré-campanha, ele deu sinais de cansaço e abatimento.
A sensação de cerco fechado a Lula travou o avanço das discussões sobre alianças partidárias em torno do ex-presidente. Ao definir a data no início de 2018, a Justiça tirou fôlego do PT para negociar com outras legendas. (Coluna Painel/Folha de S. Paulo).
Uma pesquisa do Instituto Paraná aponta que no Ceará , em um cenário sem Lula, Ciro Gomes tem 30,8%, Jair Bolsonaro (PEN), 16,4%, e Geraldo Alckmin (PSDB), 6,5%. No cenário com Lula, o petista tem 43,7% das intenções de votos, Ciro 15%, Bolsonaro 14,1%, e Alckmin 5%.
Nota da Tribuna da Internet: A previsão dos tucanos sobre o fortalecimento da candidatura de Ciro Gomes é óbvia. Como diria Caetano Veloso, é a coisa mais certa de todas as coisas. Quanto ao fortalecimento de Alckmin com a saída de Lula, deve ser mais uma inscrição para a Piada do Ano. Envolvido no escândalo dos metrôs, segundo a nova denúncia da Odebrecht desta segunda-feira, a candidatura de Alckmin não tem a menor chance e vai descarrilar.

Comentários