Pular para o conteúdo principal

Setembro Amarelo: alerta para o suicídio

O Setembro Amarelo é uma campanha de prevenção ao suicídio. A campanha tem o intuito de abordar e conversar sobre o tema. Como identificar os sinais? Como acolher e apoiar? Para falar sobre esse tema tão importante, o âncora Jota Batista entrevistou a psicóloga e diretora de Saúde da Uninassau, Ana Cláudia Alexandre, no programa Canal Saúde desta quinta-feira (8), transmitido pela Rádio Folha 96,7 FM.

Ana Cláudia Alexandre, doutoranda em Psicologia e diretoria de Saúde da Uninassau

A profissional alerta para que pais e responsáveis fiquem atentos aos sinais e até mesmo aos avisos expressos de ameaça de suicídios.

Acontece de algumas pessoas comentarem e falarem. Quando isso acontecer, tem que ser considerado, por mais que você ache que a pessoa não vai fazer. Não ponha juízo de valor. Falou sobre isso, já dê atenção, já chama para conversar, já leva para um psicólogo”, afirmou Ana Cláudia.

Segundo a psicóloga, de forma geral, a concretização do suicídio é resultado de um conjunto de fatores, e não de um caso isolado.

O suicídio aparece como o final de um processo que já vem se estendendo há muito na pessoa. Quando uma pessoa se suicida, ela, na verdade, não quer morrer, ela quer sarar a dor; ela vem sofrendo há muito tempo”, concluiu. 

Por Folha Pe

Comentários