Pular para o conteúdo principal

Mulher usa copo de liquidificador no lugar de perna amputada

 

TV Verdes Marres/ Reprodução Cadastrado por Bruno Guena -

Ana Paula Rodrigues, de 47 anos, moradora da cidade de Sobral (CE), resolveu fazer uma prótese com um copo de liquidificador e um cano PVC para utilizar na perna amputada. A dona de casa aguarda por mais de um ano para receber o equipamento da prefeitura.

Diagnosticada com câncer há cinco anos, ela soube durante o tratamento oncológico que também estava com diabete. Em razão das doenças, a dona de casa, que também trabalhava como faxineira e ambulante, teve que abandonar as atividades que garantiam o sustento dela e dos dois filhos.

Devido à saúde fragilizada e as dificuldades financeiras, Ana Paula ainda teve uma ferida no pé, que se agravou, fazendo com que fosse necessário que ela amputasse parte da perna esquerda.

Em busca de uma melhor qualidade de vida, para voltar a caminhar sem dificuldades, a dona de casa pediu uma prótese na Prefeitura de Sobral, mas ainda não foi beneficiada. Como alternativa, ela e os filhos resolveram fazer uma prótese improvisada com um copo de liquidificador e um cano PVC, o que garante que Ana possa se locomover pela residência com a ajuda de um andador.

“A gente viu no YouTube um rapaz fazendo. Só que a amputação dele não era transtibial [abaixo do joelho], foi só o pé e a canelhinha dele era fina e cabia no cano. A gente foi tentar com o cano, mas não coube o que sobrou da minha canela. Então temos com o copo de liquidificador, botamos uma esponja e deu certo. No mesmo dia que a gente fez eu já botei. Foi uma alegria doida ficar em pé de novo”, relatou Ana Paula ao G1.

De acordo com ela, apesar da prótese improvisada ajudá-la atualmente, o equipamento não atendeu totalmente as necessidades dela.

"A gente foi atrás de saber quanto era a prótese, como é que é, e um rapaz da clínica disse que minha prótese é diferente, porque eu tenho diabete e é um material diferente. [Ele disse] Que eu não ficasse andando com essa não, pois, poderia me prejudicar. Por isso, eu preciso da minha prótese. Preciso muito da minha perninha, porque eu sou mãe de família preciso me virar e está complicado", disse a dona de casa.

A prefeitura de Sobral emitiu uma nota afirmando que a paciente se encontra na fila de espera, aguardando a liberação e medição da prótese. O órgão não informou em quanto tempo isso será realizado.

No aguardo da prótese, Ana Paula continua fazendo fisioterapia no Centro de Saúde da Família, da prefeitura, e se mantém com um auxílio financeiro.

Fonte: BNews

Comentários