No
estudo foram utilizadas 18 variáveis com base em dados financeiros,
análises do perfil geográfico, econômico e social dos torcedores e dos
seus hábitos de consumo, informações de marketing e dados econômicos e
sociais do mercado brasileiro.
Relativamente
aos dados financeiros, não são consideradas as receitas com
transferências de atletas baseando-se a análise apenas em receitas de
marketing, estádio, associados e media geradas entre 2003 e 2011.
A
marca do Bahia aparece na 15ª posição, sendo a melhor posição de um
clube do Norte Nordeste. A do Vitória vem logo em seguida, no 16ª
lugar.
Os
clubes que registraram o maior crescimento em termos percentuais entre
2011 e 2012 foram o Vasco da Gama, o Bahia, o Coritiba e o Santos
No ranking,
a marca do Bahia subiu 2 posições, saindo dos R$ 40,8 milhões em 2011
para R$ 55 milhões, em 2012. A do Vitória perdeu uma posição, embora
tenha crescido de R$ 39,3 milhões para R$ 42,3 milhões.
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