Pular para o conteúdo principal

Câmara de Várzea Nova aprova licença para servidores que desempenham mandato classista

A Câmara de Vereadores de Várzea Nova, reunida em Sessão Ordinária no dia 15/04, aprovou por unanimidade um projeto de lei complementar de autoria dos edis Judenilson Bonfim do Carmo, Antonio Paulo Oliveira Nunes, Maria da Conceição da Luz Alves e Edival Silva de Oliveira , que dispõe sobre a liberação de trabalhadores no serviço público municipal para o exercício de mandato classista em cargo de direção do sindicato, sem prejuízo na remuneração, custeio do sindicato, bem como sobre garantias e prerrogativas ao exercício das funções em entidade de classe representativa dos trabalhadores no serviço público municipal.

Com a aprovação deste projeto, o servidor eleito para ocupar cargo em sindicato da categoria, no âmbito municipal, terá o direito de afastar-se de suas funções, recebendo seus vencimentos e vantagens, nos termos da lei. Somente poderá ser licenciado servidor eleito para cargos de direção ou representação na referida entidade. A licença terá duração igual ao tempo em que durar o mandato, podendo ser prorrogada, no caso de reeleição. O período da licença é considerado como de efetivo exercício e, no caso de afastamento do cargo, o servidor contribui para o órgão de seguridade de origem como se em exercício estivesse.
“Será um passo importante para o movimento sindical em nosso município pois dentre várias cidades da região, Várzea Nova era uma das poucas que não tinha a liberação prevista em lei. Fico feliz porque estamos avançando no diálogo com a gestão municipal. E desta forma teremos a oportunidades de desempenhar nossas funções enquanto representante legítimo dos servidores com mais dedicação. Com a liberação vamos ter as possibilidades de solucionar as problemáticas dos trabalhadores em tempo hábil contemplando suas demandas e ficando bom para os dois lados servidores e gestão. Nosso objetivo enquanto instituição é zelar pelos interesses dos nossos filiados mas sem ferir a administração pública municipal”, conclui Marta Carneiro de Souza, presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Várzea Nova. (VN NOTÍCIAS)

Comentários