Pular para o conteúdo principal

Ipiaú: Professor do município aplica atividade ironizando o presidente Bolsonaro

Foto: Whatsapp/Giro Ipiaú
Um professor da Rede Municipal de Ensino elaborou uma atividade escolar com fins políticos para estudantes do 8º ano do Colégio Ângelo Jaqueira com críticas e chacotas ao governo Bolsonaro. Imagens da apostila foram registradas pelo pai de um aluno na quarta-feira (08), após o filho pedir ajuda em uma das questões. Por conta da pandemia, as aulas presenciais estão suspensas desde março, no entanto, as atividades escolares são enviadas semanalmente para os estudantes.
Foto: Whatsapp/Giro Ipiaú
Ao menos três questões do caderno de atividades pedagógicas fazem críticas ao atual governo. Em uma delas, através de uma charge, o professor pergunta qual a ligação de Queiroz com o “suquinho de laranja” oferecido por um garçom no Planalto e recusado pelo presidente Jair Bolsonaro. Uma das opções para a resposta certa sugere: “Por ser funcionário do gabinete de Flávio Bolsonaro, filho do presidente, quando era deputado pelo Rio de Janeiro, Queiroz é considerado laranja de Flávio.
Foto: Whatsapp/Giro Ipiaú
A atividade com cunho político não foi bem recebida por alguns pais, que criticaram. “Não foi porque as questões e charges falam mal do presidente, mas se ele foi eleito, tem que ser respeitado. Não tem que perder tempo com essas coisas, assim como não tem que debater futebol e religião em sala de aula”, comentou a mãe de um dos estudantes.
Foto: Whatsapp/Giro Ipiaú
Já outros pais ouvidos pela nossa reportagem entendem que a escola tem o papel de formar cidadãos conscientes da política atual.  “Política deve ser discutida em sala de aula, salão de beleza, supermercado e em todo o lugar”, disse o pai de outro aluno. A prefeita Maria das Graças ao tomar conhecimento do caso emitiu um ofício ao secretário de educação do município determinando que sejam tomadas todas as providências cabíveis, inclusive a imediata instauração de processo administrativo.
A secretaria de Educação emitiu uma nota comentando a atitude do professor.
A Prefeitura Municipal de Ipiaú através da Secretaria de Educação e Cultura do Município vem respeitosamente através dessa nota, informar aos munícipes e a imprensa, que age com princípios basilares da administração pública, que são: a Ética, Responsabilidade, Imparcialidade, Moralidade, Impessoalidade, Legalidade e também aos princípios Fundamentados na Constituição Federal, pelo Direito a Democracia e ao Exercício da Educação. Portanto, esclarecemos que tomamos conhecimento na manha desta quinta- feira (9) sobre o conteúdo da charge em critica ao Presidente da República aplicado como atividade para a turma do 8° ano do ensino Fundamental da Escola Municipal Ângelo Jaqueira. Desde já, ratificamos que esta administração age de forma ética e que esta apurando as informações para avaliar o conteúdo das atividades com os princípios que norteiam a educação e a sociedade, observando as normativas legais.”
*Redação/Giro Ipiaú

Comentários