Pular para o conteúdo principal

Cidades do oeste baiano registram as temperaturas mais altas do Brasil nas últimas 24h

 

Em nenhum lugar do Brasil os termômetros marcaram temperaturas tão altas quanto em duas cidades baianas, no domingo (10). Bom Jesus da Lapa (40,1ºC) e Ibotirama (39,3ºC), ambas no oeste da Bahia, são destaque mais uma vez entre as cidades mais quentes do país, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Chuvas escassas e altas temperaturas formam a combinação perfeita para as temperaturas extremas.

Enquanto as altas temperaturas dão trégua em regiões do país após as ondas de calor dos últimos meses, o oeste baiano se destaca por conta do calor. Historicamente, as chuvas começam a ficar mais frequentes na região a partir do final de novembro e início de dezembro, mas, neste ano, as projeções não são boas.

“A região Nordeste tem regime diferentes de chuvas. No interior da Bahia, começa a chover nesta época, mas a estação chuvosa vai ser afetada por dois fenômenos: El Ninõ e temperatura do Oceano Atlântico, que está mais quente”, explicou Marcelo Seluchi, coordenador-geral de operações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em entrevista ao CORREIO.

A combinação deve causar prejuízos agrícolas e a seca já atrapalha a agricultura em 247 cidades baianas. Em outubro, o Cemaden enviou uma nota técnica ao Governo Federal em que alerta para a falta de chuva e desabastecimento de água em municípios do estado. *Com informações do CORREIO

Crédito: Divulgação/Prefeitura

Comentários