Pular para o conteúdo principal

Nova onda de calor pode elevar temperaturas a 40ºC em oito Estados; entenda

 

Uma nova onda de calor avança sobre o Brasil e deve fazer com que os termômetros se aproximem dos 40ºC em pelo menos oito Estados a partir da próxima quinta-feira, 14. O fenômeno marca o fim da primavera e se encerra no dia 20 de dezembro, próximo ao começo do verão, no dia 22, segundo o Climatempo.

De acordo com o órgão, as temperaturas podem ficar 5ºC acima da média em regiões do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Bahia, Minas Gerais e São Paulo. Esta é a sexta onda de calor consecutiva em 2023, que em julho atingiu temperaturas recordes para o mês. O calor ficou ainda mais intenso em agosto, setembro, outubro e, mais recentemente, novembro.

As ondas de calor são caracterizadas justamente pelas temperaturas acima da média em regiões amplas, explica o Climatempo, durante períodos de dias ou até semana. Além do calor, há ainda ar seco e menores chances de chuva.

A alta nas temperaturas também coincide com o fim da primavera e o começo do verão, no dia 22 de dezembro. Apesar de a onda de calor não abranger o início da estação mais quente do ano, é esperado que os termômetros registrem o aumento das temperaturas em diversas regiões do Brasil, sem atingir novos recordes de calor.

Por Terra

Comentários