Entraram em vigor nesta quarta-feira (10) as novas regras para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A principal mudança é que todo o processo inicial passa a ser aberto exclusivamente pelo aplicativo CNH do Brasil, disponibilizado pelo Ministério dos Transportes.
Após solicitar a abertura do processo pelo app, o candidato deverá realizar o curso teórico online, também oferecido pelo Ministério. Concluída essa etapa, o aluno será direcionado para o exame teórico. Somente depois disso deverá procurar uma autoescola ou um instrutor autônomo credenciado pelo Detran para iniciar as aulas práticas.
Outro ponto que marca a mudança é a redução da carga horária de direção. Agora, segundo o Ministério dos Transportes, são obrigatórias apenas duas horas de aulas práticas, cabendo ao futuro motorista decidir se deseja contratar mais horas conforme sua necessidade.
O ministro Renan Filho destacou que o novo modelo traz mais flexibilidade e economia ao processo: “As pessoas agora vão contratar quantas aulas elas necessitam mesmo para aprender a dirigir”, afirmou durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, da EBC.
As alterações fazem parte de um pacote de medidas do governo federal que pretende modernizar e tornar mais acessível o processo de habilitação no país.
Foto: Ricardo Botelho/MT
Comentários
Postar um comentário