A internet teve papel fundamental na organização dos atos.
Cerca de 276 mil pessoas confirmaram presença na manifestação através do
Facebook
Quem
está conectado às redes sociais percebeu que os protestos se tornaram
quase um tema único nos últimos cinco dias, dominando publicações no
Twitter, Facebook e também no YouTube. Os compartilhamentos impactaram
potencialmente mais de 79 milhões de internautas até a noite de
segunda-feira (17).
O
mapeamento foi realizado online pela empresa Scup. “O monitoramento
mostra que essas mensagens chegaram a todas essas pessoas”, explicou o
gestor de comunicação da empresa, Eliseu Barreira Junior. Essa
abrangência foi alcançada entre quarta-feira (12) e as 21 horas dessa
segunda (17).
O
mapeamento das redes indica uma curva crescente das publicações sobre o
tema desde quinta-feira (13), dia da manifestação marcada pela
violência policial, alcançando na segunda-feira um pico de menções. Os
termos mais citados foram “Protesto”, “O gigante acordou”, “Vem pra rua”
e “Acorda, Brasil”. A plataforma contabilizou mais de 236 mil itens
publicados no período.
“A
paciência acabou e a gente acordou”, escreveu pelo Twitter o internauta
@givejustinfood. “Pastores se posicionem... Despertem suas igrejas!!!”,
pediu David Castilho pelo Facebook.
A
internet teve papel fundamental na organização dos atos. Em São Paulo,
por exemplo, o evento no Facebook para a manifestação dessa
segunda-feira teve 276 mil confirmações. O ato foi grande, mas se
percebe que muita gente fez questão de demonstrar o apoio virtual. Mas
não foi só isso.
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