Pular para o conteúdo principal

Obama vai para a África do Sul em meio à luta de Mandela pela vida

O presidente dos EUA, Barack Obama, viaja nesta sexta-feira (28) para a África do Sul para a segunda parte de uma viagem ofuscada pela deterioração do estado de saúde do ícone antiapartheid Nelson Mandela. 
O ex-presidente sul-africano de 94 anos que está lutando pela vida em um hospital de Pretória desde 8 de junho.  Mandela se tornou uma figura reverenciada internacionalmente ao suportar 27 anos de prisão durante o regime segregacionista do apartheid. Ele foi eleito o primeiro presidente negro do país em 1994, quatro anos após sua libertação.
Estado de saúde de Mandela é crítico, diz Presidência  Obama deixou os EUA na quarta-feira e partiu em direção ao Senegal, África do Sul e Tanzânia, na sua segunda visita à África Subsaariana desde que assumiu a Presidência. A viagem tem como objetivo melhorar as oportunidades de investimentos para negócios americanos, falar sobre questões de desenvolvimento como alimentação e saúde e promover a democracia. A Casa Branca espera que a viagem sirva como resposta ao que alguns veem como anos de negligência por parte do governo do primeiro presidente negro dos EUA. Antes de deixar Dacar, Obama tinha agendado um encontro com agricultores e empresários locais para discutir as novas tecnologias que estão ajudando os agricultores e suas famílias na África Ocidental, uma das regiões mais pobres e mais propensas à seca do mundo.

Comentários