Pular para o conteúdo principal

Verão termina com poucas chuvas e altas temperaturas

FOTO2-339194-2015-01-13-18-24Estão previstas mudanças nas condições do tempo nos próximos dias na Bahia, incluindo o último fim de semana do verão. De acordo com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), a massa de ar quente e seco continua perdendo força, o que pode aumentar a nebulosidade e as chances chuvas na maior parte do estado.
As regiões oeste e São Francisco sofrem influência dos elevados índices de umidade do ar, vinda da região amazônica, o que deixa o céu nublado a parcialmente nublado e com chuvas fracas. As temperaturas em torno dos 36°C (máximas) aumentam as chances de ocorrer eventos isolados de chuvas mais intensas nessas regiões. Para o Recôncavo Baiano e sul, são os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico – somados ao calor – que influenciam com mais intensidade. Neste sentido, a previsão para as duas regiões é de céu nublado a parcialmente nublado, com chuvas fracas.

Para as demais regiões da Bahia (norte, nordeste, Chapada Diamantina e sudoeste), a massa de ar quente e seco ainda deve influenciar o tempo nos próximos dias, embora com menor intensidade. A previsão é de céu parcialmente nublado a claro na maior parte do período. Eventos de chuvas fracas também são esperados para algumas localidades, principalmente nas regiões norte e nordeste.
Mesmo enfraquecida, a permanência da massa de ar mantém as temperaturas elevadas nas regiões norte e nordeste, onde as máximas podem chegar aos 36°C. Por outro lado, temperaturas mais amenas (com mínimas de até 16°C) também são esperadas na Chapada Diamantina e sudoeste, sobretudo nas áreas serranas.
Para a cidade de Salvador e região metropolitana, o verão deve terminar com céu nublado a parcialmente nublado e possibilidade de chuvas fracas. No entanto, as maiores chances de ocorrência dessas chuvas são para o período da noite e nas primeiras horas da manhã. Mesmo com a previsão de chuvas, as temperaturas na capital baiana continuam elevadas, com mínimas de 23°C e máximas de 32°C.
Fonte: Jornal folha do estado

Comentários