Pular para o conteúdo principal

Piritiba: Prefeito é alvo de inquérito no MPF por causa de dinheiro do FUNDEF

Por: Eraldo Maciel
O prefeito de Piritiba, município situado no Centro-Norte da Bahia (323km de Salvador), é alvo de um Inquérito Civil instaurado pelo Ministério Público Federal. Samuel Santana (PP), terá de explicar o que fez com dinheiro dos precatórios do FUNDEF, já que o MPF suspeita de irregularidades. A investigação, aberta em 30 de abril último, tem um ano de prazo para ser finalizada, conforme determinou o Procurador da República Clayton Ricardo de Jesus Santos (abaixo).
Piritiba, assim como centenas de municípios brasileiros, fez jus ao recebimento de verbas retroativas do FUNDEF, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental. Entre os anos de 1998 e 2006 a União teria repassado a menor os recursos do fundo, o que gerou inúmeras ações judiciais. Os municípios venceram a causa e o governo Federal iniciou os pagamentos devidos, a partir de 2016. Muita controvérsia envolve, ainda hoje, a questão.

IRECÊ
Em Irecê a prefeitura já teria recebido R$ 78,2 milhões dos precatórios. O dinheiro foi depositado em conta do município e um escritório de advocacia de Brasília foi contratado por cerca de R$ 5 milhões para defender o direito de o prefeito usar o dinheiro como quiser.

Os professores, como ocorre em todos os lugares, estão tentando garantir parte desse recurso como pagamento de supostos salários recebidos a menor durante o período questionado. No município, a APLB/Sindicato é tida como "aliada" do atual gestor - e os professores temem que os seus direitos não sejam respeitados. Eles reclamam 60% do total do valor pago pelo governo. Os 40% restantes, na opinião deles, devem ser aplicados em investimentos na Educação - e não como o prefeito quiser.
Fonte: Líder Notícias

Comentários