Foto: Divulgação -
O feriado da Independência, celebrado em 7 de setembro, promete impacto direto na rotina dos brasileiros em 2025. A data cairá em um domingo, mas, neste ano, a folga será transferida para a segunda-feira, garantindo o chamado descanso prolongado para milhões de trabalhadores.
No país, quando um feriado nacional coincide com o domingo, a prática mais comum é o “compensado” na segunda-feira. Dessa forma, os trabalhadores conseguem usufruir do dia de descanso sem prejudicar a produtividade ao longo da semana.
Além de beneficiar funcionários e empresas, essa medida também tem reflexos na economia, já que turismo e comércio local costumam registrar movimento extra em períodos de feriados prolongados.
Dia da Consciência Negra pode render feriadão de 4 dias em 2025
O calendário de 2025 deve proporcionar aos brasileiros um dos feriadões mais aguardados do ano. O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, cairá em uma quinta-feira, o que abre a possibilidade de um descanso prolongado de quatro dias, de quinta a domingo.
Apesar da expectativa, é importante lembrar que a criação do chamado “feriado prolongado” depende exclusivamente das decisões de cada empregador, já que não há obrigação prevista na legislação trabalhista para a concessão da folga emendando com a sexta-feira.
Além do Dia da Consciência Negra, apenas o Natal, que também será celebrado em uma quinta-feira em 2025, deve possibilitar outro feriadão. Os demais feriados nacionais do próximo ano caem em finais de semana ou em dias que não favorecem prolongamentos.
Próximos feriados nacionais de 2025
7 de setembro (domingo) – Independência do Brasil
12 de outubro (domingo) – Nossa Senhora Aparecida
28 de outubro (terça-feira) – Dia do Servidor Público
2 de novembro (domingo) – Finados
15 de novembro (sábado) – Proclamação da República
20 de novembro (quinta-feira) – Dia de Zumbi e da Consciência Negra
25 de dezembro (quinta-feira) – Natal
A importância do Dia da Consciência Negra
O Dia da Consciência Negra se tornou feriado nacional em dezembro de 2023, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei 14.759. A data remete à morte de Zumbi dos Palmares, líder do maior quilombo do Brasil, assassinado em 1695.
Antes de ganhar abrangência nacional, a data já era reconhecida como feriado em seis estados — São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá e Mato Grosso — além de cerca de mil municípios.
Fonte: A Tarde
Comentários
Postar um comentário