O governo federal publicou, nesta sexta-feira (3), as regras do programa Gás do Povo, que prevê a distribuição gratuita de botijões de gás de cozinha para famílias em situação de vulnerabilidade social. O auxílio poderá ser acumulado com outros benefícios já recebidos.
Terão direito ao botijão gratuito as famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda mensal de até meio salário mínimo (R$ 759). A prioridade será dada aos beneficiários do Bolsa Família, com renda per capita de até R$ 218. Para ter acesso, é necessário que o cadastro esteja atualizado em até 24 meses desde a última revisão.
As primeiras retiradas devem ocorrer na segunda quinzena de novembro, em revendedoras de gás credenciadas, mediante apresentação de documento que comprove o benefício, como o cartão do Bolsa Família ou um cartão da Caixa Econômica Federal vinculado ao programa.
De acordo com as regras, famílias de duas a três pessoas terão direito a quatro botijões por ano, enquanto aquelas com quatro ou mais integrantes poderão retirar seis botijões anuais. O uso dos vouchers deve respeitar o prazo estipulado, sem possibilidade de acumulação para ciclos seguintes.
A expectativa do governo é de que, até março de 2026, todas as famílias elegíveis estejam sendo atendidas pelo programa.
Foto: Ricardo Stuckert / PR
Comentários
Postar um comentário