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Professor usa hit 'Tudo Nosso' em sala para gerar reflexão entre alunos


"Tudo nosso e nada deles". O hit que concorreu ao título de melhor música no Carnaval 2015, e arrastou uma multidão na pipoca do cantor Igor Kannário em Salvador, foi tema de atividade em sala de aula no Colégio Estadual Júlio Vírgínio de Santana, na região de Mar Grande, em Vera Cruz, município da região metropolitana da capital baiana. A avaliação, elaborada com o intuito de promover uma integração entre alunos e professor no início do letivo 2015 ganhou as redes sociais. Dentre as questões propostas para os estudantes, estava a interpretação de trechos da canção mais famosa do artista conhecido como o "Príncipe do Gueto".  "Na sua opinião, o que vem a ser: 'Não bata de frente não, você sabe qual é meu plantão. O bonde é pesado, fique ligado. Quando eu passar você vai ver'?", diz uma das questões. A atividade também estimulou os alunos a pensarem nos significados de algumas gírias usadas na composição, como: barril, tá ligado, cole com a gente, chapa quente. Além da interpretação de vocábulos, a avaliação proposta provocou os estudantes com questões relacionadas ao dia-a-dia das comunidades periféricas. Dentre as perguntas, o professor questionava: "Por que essa música fez tanto sucesso na periferia e nos lugares mais pobres da cidade de Salvador?" e "Por que muitos moradores das periferias chamam Igor Kannário de o “Príncipe dos Guetos? Seria ele um representante dessa parte excluída da sociedade?". As questões foram elaboradas pelo professor de sociologia Paulo Marconi Nunes. Em entrevista ao G1, ele ressalta que o tema "Carnaval" rende muito nas área de Ciências Humanas.

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