Pular para o conteúdo principal

Chuva no sul e leste da Bahia e litoral do Nordeste nestes dias


 A infiltração de umidade marítima continua forte sobre o leste do Nordeste e muita umidade ainda é observada sobre o centro-sul, leste e nordeste da Bahia, sobre Sergipe, Alagoas e sobre todo o estado de Pernambuco. A umidade aumentou muito após a passagem de uma frente fria forte que intensificou o vento marítimo.
No sul e leste da Bahia, a chuva tem sido persistente nos últimos dias
Desde o início desta semana tem chovido até em áreas do sertão do Nordeste, mas em geral com fraca intensidade. Mas no sul e leste da Bahia, a chuva tem sido persistente nos últimos dias e até com moderada a forte intensidade.
Entre 14 horas do dia 7 e 14 horas do dia 8 de agosto, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 76,4 mm em Itamaraju, 53,2 mm em Belmonte e 21,2 mm em Porto Seguro. A região de São Luis do Quitunde, em Alagoas, acumulou 20,8 mm neste período, mas o acumulado total desde o primeiro dia de agosto até o dia 7 já está em quase 140 mm.
A umidade tem chegado com força ao Agreste do Nordeste. Em Garanhuns já choveu 50 mm desde o início de agosto.
Mais chuva nos próximos dias
A infiltração de umidade marítima sobre o leste do Nordeste tende a enfraquecer nos próximos dias, mas até o domingo, todo o sul e o leste da Bahia, Sergipe, Alagoas, e o leste de Pernambuco continuam tendo pancadas de chuva frequentes. A chuva mais persistente e com maior volumosa deve ocorrer no sul e leste da Bahia e no litoral de Alagoas.
Ar seco
O ar seco predomina nos próximos dias no Maranhão, no Piauí, o Ceará e também no interior do Rio Grande do Norte, no sertão da Paraíba e no oeste da Bahia. Os níveis de umidade no interior do Piauí podem ficar até um pouco abaixo dos 20% nas horas mais quentes do dia.
Muita nebulosidade (manchas amareladas) sobre várias áreas do leste do Nordeste (Foto: Climatempo)

A imagem da nebulosidade captada pelo satélite GOES 16 mostra o excesso de nebulosidade (áreas amareladas) no sul, leste e nordeste da Bahia, em Sergipe, Alagoas e em todo o Pernambuco às 14 horas de (17:00Z) de 8/8/19. (Fonte: Portal Terra/ Climatempo).

Comentários