Pular para o conteúdo principal

Alerta: Dinheiro falso está circulando no comércio de Várzea Nova

Os empresários de Várzea Nova devem ficar em alerta devido a notas falsas que circulam no comércio local. Na semana passada, uma senhora foi  vítima deste golpe o que gera um alerta de todos comerciantes da cidade. A mulher procurou  a delegacia para informar que havia recebido uma nota 100 reais de uma casa lotérica. A polícia está investigando o caso.
 Para identificar uma cédula falsa é preciso estar atento aos principais elementos de segurança. Nas notas da Primeira Família verifique a marca-d’água, a imagem latente e o registro coincidente. Verifique também o relevo. Nas cédulas da Segunda Família do Real, verifique a marca-d’água, o número escondido, a faixa holográfica (nas notas de 50 e 100 reais) e o número que muda de cor (nas notas de 10 e 20 reais). Sinta também o alto-relevo.
Ao desconfiar que uma nota recebida seja falsa, a orientação é de que o cidadão procure uma agência bancária e peça para que um funcionário analise a cédula. Se constatada a falsidade, o próximo passo é procurar a polícia, levando consigo a nota falsificada.
A falsificação é crime previsto pelo artigo 289 do Código Penal, com pena prevista de 3 a 12 anos de prisão. Quem tentar colocar uma cédula falsa em circulação, depois de tomar conhecimento de sua falsidade, mesmo que a tenha recebido de boa fé, pode ser condenado a uma pena de seis meses a dois anos de detenção.
Em entrevista ao blog Várzea Nova Notícias, o  Sargento Jair Oliveira, comandante do Destacamento da Polícia Militar,  ressalta que é fundamental que a população comunique a polícia assim que for constatado o crime de falsificação. Informações VN NOTÍCIAS

Comentários