Pular para o conteúdo principal

Tucano: Professores abandonam Jornada Pedagógica após corte de direitos pelo prefeito

TucanoA abertura oficial da Jornada Pedagógica do Município de Tucano aconteceu na noite desta segunda-feira (20), mas na terça-feira (21) a jornada foi cancelada. O motivo alegado pelos professores é que a Prefeitura Municipal cortou do salário de janeiro de 2017 e diversos direitos adquiridos pelos professores. Segundo eles, a gestão municipal ainda não pagou o 1/3 férias dos profissionais.
No dia 17 de fevereiro, a categoria se reuniu em assembleia e decidiu por unanimidade que não participaria da jornada caso todos os pagamentos não fossem efetuados, e que aguardariam um comunicado oficial até o meio dia de segunda-feira (20), garantindo a resolução do impasse. Após o resultado da assembleia, o prefeito Dr. Sérgio (PSD) foi para a rádio com a secretária de educação e afirmou que o pagamento seria realizado e que todos os professores deveriam se dirigir à noite para a abertura da jornada.
Os professores foram ao evento, mas nesta terça-feira (21), quando seria o segundo dia da jornada nas escolas, foram surpreendidos pelo não cumprimento do acordo. O fato gerou descontentamento nos professores, o que culminou com uma ida do presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Tucano, José Nilson dos Santos, na rádio local. Uma nota oficial do sindicato cancelando a participação dos professores na continuidade das atividades da jornada foi divulgada.
Problemas técnicos provocaram atraso em pagamento

Problemas técnicos provocaram o atraso na transferência dos recursos para o pagamento de folha complementar dos servidores da Educação de Tucano. A empresa Fator Sistema e Consultoria Ltda-ME, que é responsável pela geração da folha, reconheceu a falha do sistema. Em ofício enviado ao Governo Municipal, a empresa justificou a falha na operação financeira, alegando conflito e inconsistência na dedução de lançamentos junto à folha de pagamento.
“Tal problema decorreu em virtude de alguns servidores possuir mais de um vínculo empregatício, e, então ao lançar informações referentes a Previdência (INSS) de cada um desses servidores houve conflito e inconsistência para dedução desses lançamentos, inclusive informações relativas as férias e complementares”, revelou a nota.
A empresa Fator Sistema disse, em nota, que o problema foi provocado em função de duplo vínculo de alguns servidores. A Fator Sistema e Consultoria Ltda-ME presta serviço a Prefeitura de Tucano desde 2009. O prefeito de Tucano, Dr Sérgio, ressalta que encaminhou ofício (nº076/2017) ao Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Tucano, informando os motivos do atraso na liberação do recurso.
“Tomamos todas as medidas que a situação nos exigia. Além de comunicar ao Sindicato e buscar informações junto à empresa Fator Sistema, determinei total agilidade e brevidade na solução do problema”, disse o prefeito. (Fonte: Avozdocampo).

Comentários