Pular para o conteúdo principal

PEC SOBRE PRECATÓRIOS DO FUNDEF SERÁ APRESENTADA NO CONGRESSO, AFIRMA DEPUTADO FEDERAL JHC

PEC SOBRE PRECATÓRIOS DO FUNDEF SERÁ APRESENTADA NO CONGRESSO, AFIRMA DEPUTADO FEDERAL JHC
Na Live da Frente Norte/Nordeste transmitida nesta sexta-feira (8), nas redes sociais, respeitando as regras de isolamento social por conta da pandemia, o deputado federal do PSB de Alagoas, JHC, afirmou que a PEC dos Precatórios do FUNDEF, que trata da subvinculação dos recursos do antigo FUNDEF, será encaminhada para votação do Congresso Nacional. A proposta é de autoria do deputado JHC, com apoio imediato dos deputados Idilvan Alencar (PDT/CE), Orlando Silva (PCdoB/SP), e Fernando Rodolfo (PL/PE).
À frente dos trabalhamos, o presidente da APEOC e da FETENE, Anizio Melo, com comentários do presidente da APLB Sindicato e dirigente da CNTE, Rui Oliveira. Como debatedores, a presidente do SINDEDUCAÇÃO, Elisabeth Castelo Branco, Matheus Ferreira, do SINTEPP, Raimundo Oliveira, do SINPROESEMMA, Giovanni Freire, do SINTAB, e Edilton Dantas, do SINTEAL.
JHC é um grande defensor da tese originária do Sindicato APEOC, fortalecida pela APLB , depois encampada pela CNTE, e hoje potencializada pela Frente Norte Nordeste em defesa da Educação, com referência legal nos 60% para a valorização do Magistério e 40% para manutenção da rede de ensino e pagamento de funcionários.

O deputado chamou a atenção para a apresentação de emenda à PEC 10, decorrente à pandemia do COVID-19, para preservar o rateio do Magistério com no mínimo 50%, que deve ser negociado entre Câmara Municipal, entidades e gestores. Depois de garantido esse rateio, os gestores deveriam investir o restante do dinheiro na manutenção da Educação e, caso necessário, poderão utilizar em investimentos na saúde. Segundo o deputado, a emenda conta com o apoio do presidente da Câmara dos deputados, Rodrigo Maia.
A perspectiva agora é trabalhar para que o Congresso assuma a PEC dos Precatórios, tendo em vista que esse será o caminho mais rápido de pautar e apresentar a proposta. É preciso agilizar esse processo enquanto a ADPF 528, que trata dos Precatórios do FUNDEF, está suspensa no Supremo Tribunal Federal.
A Frente Norte/Nordeste conquistou um feito histórico, reunir as maiores entidades sindicais da Educação das regiões Norte e Nordeste em prol dos Precatórios do FUNDEF.
Anizio Melo, presidente da APEOC, agradeceu a participação especial do deputado JHC e de todas as entidades participantes. Enalteceu ainda os sindicatos e movimentos estudantis que não participaram diretamente da Live, mas que fizeram parte da realização do evento virtual, como a ASPROLF, SINTEAM, SINDUCAM, FETES PULSUMA, UNE, UBES, UEE, ACES, UNEFORT, além da OAB Ceará.
Como encaminhamento, a Frente Norte/Nordeste se posicionou e deliberou pela PRESSÃO TOTAL no Congresso Nacional quanto a campanha: SE VETAR, VAMOS DERRUBAR! O objetivo é fortalecer a luta com cada sindicato das duas regiões, sobre os parlamentares de seus respectivos estados contra o congelamento de salários dos servidores.
A live foi acompanhada por milhares de internautas de todo o Norte e Nordeste, no Ceará, Alagoas, Pernambuco, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte, Maranhão, Sergipe, Piauí, Pará, Amapá, Rondônia, Roraima, Tocantins, Acre e Amazonas. Site Apeoc

Comentários