Lula ironiza Trump após aumento de tarifas: “Duvido que alguém que chupe jabuticaba fique de mau humor”
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou com ironia a decisão dos Estados Unidos de aplicar tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, em medida anunciada pelo presidente Donald Trump e com vigência prevista para 1º de agosto.
Em vídeo divulgado neste domingo (13) nas redes sociais da primeira-dama Janja da Silva, Lula propôs uma abordagem mais diplomática e simbólica.
“Duvido que alguém que chupe jabuticaba fique de mau humor”, afirmou Lula, prometendo levar a fruta a Trump como gesto de boa vontade. No vídeo, o presidente aparece vestindo um agasalho da delegação olímpica brasileira, enquanto Janja usa um boné com a frase “O Brasil é dos brasileiros”, em alusão ao slogan usado por Trump.
Apesar do tom descontraído, o governo brasileiro já articula uma reação. Lula convocou ainda no domingo o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, para concluir um decreto de retaliação. A medida será baseada na chamada Lei da Reciprocidade e deve ser publicada até terça-feira (15).
Segundo Alckmin, o Brasil considera a nova taxação inadequada e busca, paralelamente, reverter a decisão por meio de diálogo com as autoridades norte-americanas.
Comentários
Postar um comentário