Lula lidera cenários para 2026 e venceria todos os adversários no segundo turno, aponta Genial/Quaest
A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (17) mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera as intenções de voto para as eleições presidenciais de 2026, com vantagem sobre todos os adversários em cenários de primeiro e segundo turnos.
De acordo com o levantamento, Lula venceria nomes como Jair Bolsonaro, Michelle Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro, Ratinho Júnior, Romeu Zema, Ronaldo Caiado, Eduardo Leite e Tarcísio de Freitas.
Em uma eventual disputa direta com o ex-presidente Jair Bolsonaro — atualmente inelegível —, Lula aparece com 43% das intenções de voto, contra 37% do adversário. No levantamento anterior, os dois apareciam tecnicamente empatados.
O estudo também revela que 58% dos entrevistados ainda são contrários à reeleição de Lula, número que, embora majoritário, caiu em relação aos 66% registrados em maio. Por outro lado, aumentou de 32% para 38% o percentual dos que defendem sua candidatura à reeleição — avanço observado entre todos os segmentos, exceto entre os eleitores que se identificam como bolsonaristas.
Em um cenário de confronto com Tarcísio de Freitas, Lula venceria no primeiro turno por ampla margem, e em um eventual segundo turno, o embate resultaria em empate técnico, dentro da margem de erro de quatro pontos percentuais.
Quando perguntados sobre seus maiores receios, 44% dos entrevistados citaram o retorno de Jair Bolsonaro ao poder, enquanto 41% temem uma nova reeleição de Lula. Outros 7% afirmaram ter medo de ambos.
A pesquisa reforça a vantagem do atual presidente em relação a outros nomes cotados para 2026, inclusive em cenários em que a oposição testa diferentes perfis, como Michelle Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro, Ratinho Jr. e Zema. Em todos os casos, Lula aparece à frente, tanto no primeiro quanto no segundo turno.
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Comentários
Postar um comentário