Pular para o conteúdo principal

Terra vai ter dia mais curto do ano nesta quarta-feira; entenda


Foto: NASA -  Nesta quarta-feira (9), a Terra deve girar ligeiramente mais rápido, reduzindo a duração do dia em 1,30 milissegundo, segundo estimativas do Serviço Internacional de Sistemas de Referência e Rotação da Terra (IERS) e do Observatório Naval dos Estados Unidos. Embora imperceptível para os seres humanos, o fenômeno é considerado relevante por cientistas e especialistas em medição de tempo.

Este será o primeiro de três dias considerados excepcionalmente curtos em 2025, com os próximos previstos para 22 de julho e 5 de agosto. Trata-se do quinto ano consecutivo em que esses picos de aceleração da rotação ocorrem entre os meses de julho e agosto, contrariando o comportamento natural de desaceleração gradual da Terra.

A plataforma Time and Date aponta que esse aumento pontual na velocidade de rotação pode estar relacionado a fatores como alterações no nível dos oceanos, movimentações geológicas internas e até eventos sísmicos.

Porém, a principal influência na rotação ao longo dos séculos segue sendo a interação gravitacional com a Lua, que se afasta gradualmente do planeta. Esse afastamento provoca uma desaceleração média estimada em 1,8 milissegundo por século.

Estudos geológicos indicam que, em outros períodos da história da Terra, os dias eram significativamente mais curtos. Há registros de anos com até 490 dias, refletindo dias com menos de 24 horas.

Embora o encurtamento atual não tenha efeito prático na rotina das pessoas, ele é observado com atenção por instituições científicas devido ao seu impacto em tecnologias de alta precisão, como sistemas de navegação por satélite e redes de comunicação global. Ajustes finos na contagem do tempo são fundamentais para manter a sincronização desses sistemas com a rotação real do planeta.

Comentários