Em países em
desenvolvimento, 69 milhões de adolescentes e 57 milhões de crianças
estavam fora da escola em 2011. Entre os que frequentam a escola, muitos
não têm aprendizado satisfatório devido à baixa qualidade da educação.
Os dados estão no 11° Relatório de Monitoramento Global de Educação para
Todos, divulgado hoje (29) pela Organização das Nações Unidas para a
Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O relatório monitora os
avanços de metas pactuadas entre 164 países a serem cumpridas até 2015.
“A baixa qualidade da educação significa que milhões de crianças não
estão aprendendo sequer o básico. De 650 milhões de crianças em idade de
frequentar a educação primária, pelo menos 250 milhões não estão
aprendendo o básico de leitura e matemática”, mostra o relatório. O
custo anual de 250 milhões de crianças sem aprender o básico equivale a
US$ 129 bilhões, de acordo com a coordenadora de Educação da Unesco no
Brasil, Maria Rebeca Otero. “O relatório aponta que há uma crise de
aprendizagem muito grande, em que se perde US$ 129 bilhões por ano, que
poderiam estar mais bem investidos na educação”, diz. Em relação aos
adolescentes, o texto indica que muitos não adquiriram as habilidades
básicas no primeiro nível de ensino secundário. O número de adolescentes
fora da escola apresentou redução de 31% desde 1999. No entanto, a
redução está estagnada desde 2007. “Em países de baixa renda, apenas 37%
dos adolescentes completam o primeiro nível do ensino secundário e esse
número chega a 14% nos países mais pobres”, informa o texto.
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