Pular para o conteúdo principal

Mudanças climáticas trazem perspectivas de chuvas no Nordeste para os próximos 15 dias

Nos próximos 15 dias, importantes mudanças no padrão de circulação dos ventos sobre o Brasil vão aumentar as condições em algumas áreas, mas reduzir em outras, segundo análise de meteorologistas do site Climatempo.
imageAté o fim da primeira quinzena de dezembro, a presença de uma forte baixa pressão no norte da Argentina gera muitas áreas de instabilidade sobre o Sul do Brasil. Os três estados voltam a ter temporais. A região entre São Paulo e o centro de Minas Gerais e o centro-sul do Rio de Janeiro também será favorecida com pancadas de chuva.
No extremo norte, a Zona de Convergência Intertropical se aproxima do Brasil com fraca intensidade, mas vai ajudar a espalhar um pouco de umidade sobre o norte do Nordeste. As condições para chuva aumentam.
No começo da segunda quinzena de dezembro, o Norte e o Nordeste devem ser favorecidos com um pouco de chuva. Porém, o Sudeste e o Centro-Oeste vão sentir maior influência do sistema de Alta Pressão Subtropical do Atlântico Sul que vai reduzir chuva. O calor aumenta.
Nos últimos dias, um forte calor e um sol escaldante voltaram a dar a tônica sobre o tempo na nossa região. Depois de alguns dias de ameaça, inclusive com alguma incidência no centro norte da Bahia e no Piemonte da Chapada Diamantina, os sinais de chuva desapareceram.
Sem perspectiva de chuva, alguns produtores rurais da região já se mostram desesperados, pois já voltaram à rotina de dar ração aos animais, além de conviverem com o drama da falta de água, que já afeta várias municípios da região.
Enfim, diante do quadro quase desesperador, qualquer sinal ou noticia de chuva já serve de alento, especialmente para os produtores rurais da região semiárida da Bahia.  -InteriorDaBahia-

Comentários