Pular para o conteúdo principal

Visita do Instituto Anísio Teixeira empolga alunos e professores de Nova Fátima e Capela

Nesta terça-feira (22), a comitiva do Instituto Anísio Teixeira, órgão ligado à Secretaria de Educação do Estado da Bahia, visitou os municípios de Nova Fátima (pela manhã) e Capela do Alto Alegre (à tarde), ambos no Território da Bacia do Jacuípe. Nos dois colégios estaduais as visitas foram marcadas com uma participação entusiástica por parte dos alunos e professores.
No primeiro município, no colégio Virgílio Francisco Pereira, em Nova Fátima, a interação dos estudantes e professores chamou a atenção da comitiva do IAT. Seguindo o mesmo formato, o diretor geral Desiderio Bispo de Melo fez uma rápida apresentação dos produtos, seguidos pelos professores do Gestar, que se revezaram nas apresentações e discussões sobre o referido programa, além de educação à distância, Plataforma Anísio Teixeira e Prova Brasil.
Os formadores André e Jaime destacaram pontos importantes sobre a Prova Brasil, o que contou com uma forte interação dos alunos e professores da escola. Entusiasmada com a visita, a diretora Florisvalda Oliveira Rios de Oliveira elogiou o encontro, mas fez questão de destacar o Gestar, experiência que confessou já ter vivenciado antes.
“Eu me sinto muito feliz em falar do Gestar, visto que foi um programa que muito ajudou a nossa escola, porque antes do Gestar nós tínhamos dificuldades com Português e Matemática e, graças a Deus, após as oficinas, após todo o trabalho de alguns anos, hoje Língua Portuguesa e Matemática não são disciplinas criticas em nossa escola; são as disciplinas que mais aprovam”, pontuou.

Nesta mesma direção, a aluna do 3º ano do Ensino Médio, Mércia Cunha Moreira, de 17 anos, contou sobre a experiência vivida durante o encontro com o IAT. “Para mim foi ótima essa troca de informação, pois nos traz mais experiência. Com certeza nós saímos daqui mais preparados com as explicações sobre a Prova Brasil, principalmente para quem quer levar os estudos a sério”, disse Mércia.
Fechando as atividades, os professores Jaime e André recorreram à música como elemento estimulador dos estudantes, que contou com a iniciativa do diretor Desiderio Melo. “Tempo Perdido” e “Trem Bala” (de Legião Urbana e Ana Vilela) não só serviram para descontrair os estudantes, como proporcionaram uma reflexão sobre a proposta apresentada durante quase toda a manhã.
Pela a alegria estampada no rosto deu para perceber o nível de participação e satisfação dos estudantes, professores, funcionários e direção da escola.

Em Capela, boa performance e muita alegria
Como Nova Fátima, em Capela do Alto Alegre os estudantes e professores também se juntaram à direção do Colégio Estadual Professora Zenilda Fernandes dos Santos Farias para recepcionar a equipe do Instituto Anísio Teixeira. A participação de todos foi tão vibrante que logo foi possível avaliar que vale a pena sair de uma distância de quase 200 km para levar conhecimento e fazer essa troca de experiência. “Essa é a nossa proposta, apresentar os nossos produtos, de forma que eles ajudem os estudantes, professores e diretores a adquirirem mais conhecimento e saibam como utilizar as nossas ferramentas”, avaliou o diretor geral do IAT.
Após as observações iniciais, os alunos da escola acompanharam atentos as explicações sobre a Prova Brasil, coordenadas pelos professores do Gestar. Sobre essa questão, os estudantes tiveram uma boa performance, mostrando que a escola deverá conquistar uma boa nota na prova do IDEB.
“Para mim foi muito importante essa experiência, por poder participar e ouvir as explicações dos professores, principalmente sobre a Prova Brasil e as coisas do Instituto Anísio Teixeira. Então, foi super legal participar junto com os meus colegas, pois acredito que vai somar para o nosso futuro e a nossa formação”, disse a aluna Camila Mascarenhas Oliveira, de 16 anos.
Visitas prosseguem
Nesta quarta-feira (23), a equipe do IAT se desloca para os municípios de Serra Preta (pela manhã) e Ipirá (à tarde). No primeiro município, o encontro acontece no Colégio Estadual Nossa Senhora de Lourdes, no Distrito do Ponto. Já no segundo, em Ipirá, o evento educativo acontece no Colégio Estadual Maria Evangelina Lima Santos.
Na quinta-feira, a equipe do Anísio Teixeira visita escolas em Riachão do Jacuípe e Pé de Serra, enquanto na sexta, encerra as discussões, pela manhã, na cidade de Tanquinho. (Por Evandro Matos / Fotos: Roberta Rodrigues).

Comentários