Pular para o conteúdo principal

Secretária de educação recebe coordenação da APLB e fala sobre reajuste do piso,repasse do Fundeb e calendário 2013

Reuiniram-se hoje (21/01) na sede da Secretaria de Educação o coordenador da APLB Sindicato Gedeão Fraga, o Tesoureiro da entidade Robério Pinto e a Secretária de Educação professora Altina Carla como antecipadamente publicado em nosso blog. Na pauta da reunião estavam pontos importantíssimos para o futuro de nossa educação e dos nossos profissionais, entre os assuntos debatidos estiveram, como já a algum tempo, a reformulação do Estatuto e do Plano de Carreira, o pagamento das sobras do Fundeb em 2012 e o repasse para os servidores, o reajuste do Piso dos profissionais, a Carta Compromisso assinada pelo atual gestor e os pontos do documento e o Calendário de 2013.

Em princípio o coordenador parabenizou a professora pela sua indicação para o cargo e deixou claro a  vontade da APLB em ser um parceiro da gestão na busca por uma educação de qualidade a cada dia. Depois de algum tempo ouvindo e colocando suas opiniões a secretária ao final comprometeu-se a colocar como prioridade imediata a: Reestruturação da Comissão Tripartite para encaminhamento da Reformulação do Estatuto e consequentemente do Plano de Carreira, deixando claro que deve estar em busca de técnicos que contribuam com essa importante etapa, o encaminhamento de solicitação para o setor responsável para que haja o reajuste do Piso Nacional, lembrando que se não houver tempo para o pagamento do mesmo no mês em curso esse será pago em fevereiro com efeito retroativo a janeiro, pagamento do terço de férias desse ano e das sobras do Fundeb, o que deve ocorrer nos próximos dias. Além desses temas foram debatidos os pontos da Carta Compromisso inerentes à melhoria da merenda escolar, melhoria das condições da creche municipal e outros pontos do documento. A secretária mostrou-se preocupada com os dados da atual matrícula, esperando que com a intensificação da chamada possa haver uma melhora no número de alunos matriculados, devemos entender que grandes quedas na matrícula inviabiliza avanços na carreira dos profissionais de educação.

Ao final o coordenador solicitou informações sobre o calendário de 2013 e recebeu da secretária as seguintes informações: Jornada Pedagógica prevista para os dias 20, 21 e 22 de fevereiro e início das aulas para o dia 04 de março de 2013. Fiocu acertado ainda que haverá nos próximos dias um outro encontro para continuar a pauta, pois a mesma depende de maior tempo para debate.

A Coordenação saiu satisfeita do encontro, esperando que os avanços aconteçam de maneira concreta.
                               APLB sindicato/Várzea Nova

Comentários