Apesar do avanço de novas mídias e da expansão do acesso à internet, o
rádio continua a ser um dos principais veículos de informação dos
brasileiros. Segundo a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e
Televisão (Abert), o rádio - que comemora nesta quarta-feira (13) seu
dia mundial - está presente em 88,1% dos domicílios do país, perdendo
apenas para a televisão, que tem penetração de cerca de 97%. Segundo a
Agência Brasil, o país tem aproximadamente 9,4 mil emissoras de rádio em
funcionamento, incluindo emissoras comerciais AM e FM e
rádios
comunitárias. O número é mais que o dobro do registrado há dez anos,
segundo dados do Ministério das Comunicações. Nos estados de São Paulo e
Minas Gerais estão concentrados os maiores números de emissoras, com
1,4 mil e 1,3 mil, respectivamente. Aproximadamente 80% das emissoras do
país já transmitem sua programação pela rede mundial de computadores.
Para o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, o rádio faz parte da
cultura dos brasileiros e não perderá espaço porque está acompanhando a
evolução do setor. “Neste momento especial de transformações
tecnológicas e do aparecimento de outras mídias, o rádio segue firme no
nosso dia a dia porque também se transformou”, diz.
Bahia Notícias
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