Pular para o conteúdo principal

José Pacheco apresenta teorias revolucionárias em Jornada Pedagógica em Irecê

imageO educador português José Pacheco, mestre em Ciências da Educação, causou grande alvoroço em palestra realizada na manhã desta quinta-feira (14), em Irecê, durante a cerimônia de abertura da Jornada Pedagógica 2013.

Pacheco surpreendeu logo no início quando disse que não iria ensinar nada a ninguém. “Estou aqui para ajudar a aprender e a construir ideias num contexto de coletividade”, completou.

Antes de falar sobre o modelo de gestão da “escola autônoma”, o professor se mostrou bastante preocupado com o que chamou de “tragédia educacional brasileira”. Também se disse decepcionado com o desconhecimento geral de obras de autores nacionais, a exemplo de Lauro de Oliveira Lima e até mesmo Anísio Teixeira e Paulo Freire.

Em seguida, José Pacheco apresentou teorias que vão de encontro ao ensino tradicional, como o fim da aula padrão, da segmentação de classes, dos níveis hierárquicos e criticou veementemente a falta de autonomia dos alunos. “Temos tudo que é preciso para educar nossas crianças e jovens e para formar cidadãos em sua plenitude. Se querem ir, vamos comigo. Se não, que Deus tenha piedade de vocês (risos). Não tenham dúvida que estarei em todos os lugares que existam educadores interessados em ajudar o aluno a aprender e a ser feliz”, finalizou.

Antes, os professores e demais servidores da rede municipal foram recepcionados com café da manhã musical animado por um grupo de MPB. A secretária da Educação, Cynthia Salum Dourado, agradeceu a confiança do prefeito em colocar os “destinos do ensino público de Irecê” em suas mãos. Além disso, destacou o empenho da equipe na realização da Jornada Pedagógica 2013 e no processo de matrículas. Ao fim, assumiu como metas da gestão “o fortalecimento dos conselhos, a criação de índices de qualidade e a valorização dos professores”.

Logo depois, o prefeito Luizinho Sobral agradeceu a presença de todos, cumprimentou as autoridades presentes e propôs um pacto com professores e funcionários da Educação. “Sabemos das dificuldades encontradas e dos desafios que temos pela frente. Mas, quero ser um prefeito amigo, um parceiro de trabalho. Quero estar próximo de cada um de vocês para que, juntos, possamos escrever nossos nomes na história como a gestão que mais lutou e promoveu realizações pela Educação de Irecê”, observou o chefe do Executivo, que esteve acompanhado pela primeira-dama Michelle Sobral.  InteriorDaBahia

Comentários