No Brasil, mais de 90% dos
estudantes terminaram o ensino médio em 2013 sem o aprendizado adequado
em matemática, segundo o movimento Todos pela Educação. Tomando por base
avaliações do Ministério da Educação, o movimento concluiu que apenas
9,3% desses estudantes aprenderam o conteúdo considerado adequado para o
período. Além de matemática, o aprendizado em português
também apresentou queda, na avaliação feita no terceiro ano do ensino
médio, de 2011 para 2013.O índice é menor que o anterior, registrado em 2011, quando 10,3% aprenderam o considerado adequado pelo movimento. O
percentual de alunos com aprendizado adequado passou de 29,2% para
27,2%. "É o terceiro ano consecutivo em que cai o aprendizado em
matemática e agora caiu também em português. É um grito de socorro. O
ensino médio está piorando no Brasil", avalia a diretora executiva do
Todos Pela Educação, Priscila Cruz. O Brasil não
tem, oficialmente, metas claras do que deve ser aprendido em cada nível
de ensino. O movimento Todos pela Educação estabelece metas para que em
2022, ano do bicentenário da independência do país, seja garantido a
todas as crianças e jovens o direito à educação de qualidade. O
movimento estabelece também metas intermediárias de
aprendizado. Priscila ressalta que o aprendizado considerado adequado
não corresponde a um nível avançado de domínio da disciplina, mas apenas
do básico.
COMPARTILHANDO O QUE É NOTÍCIA COM VOCÊ
Comentários
Postar um comentário