O mês de novembro terminou com 175.529 tentativas
de fraude com roubo de identidade – uma a cada 14,8 segundos, segundo
levantamento da Serasa. Neste tipo de fraude, dados pessoais são usados
por criminosos para firmar negócios sob falsidade ideológica ou mesmo
obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos. O
número, no entanto, representa uma queda de 6,9% em relação a outubro, e
de 12,2% frente a novembro do ano passado. Houve queda também no
acumulado do ano, de 7,1% ante o mesmo período de 2013. Segundo
a Serasa, a queda frente a outubro é resultado da menor busca do
consumidor por crédito, do menor número de dias úteis e da ausência de
uma data comemorativa forte para o varejo, como foi o Dia das Crianças
em outubro. A pesquisa mostra que 41% das
tentativas de fraude no mês passado foram registradas na telefonia.
Apesar do percentual elevado, as 71.998 tentativas representam queda
frente aos 45,8% de novembro de 2013. O setor de
serviços – que inclui construtoras, imobiliárias, seguradoras e serviços
em geral (salões de beleza, pacotes turísticos etc.) – teve 54.284
registros, equivalente a 30,9% do total. O setor bancário foi o terceiro
do ranking em novembro/14, com 32.927 tentativas, 18,8% do total. O
segmento varejo teve 13.050 tentativas de fraude, registrando 7,4% das
investidas contra o consumidor. (G1)
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