Pular para o conteúdo principal

Enem abre inscrições nesta segunda-feira (28)

MEC altera forma de avaliar e de corrigir redação de candidatos

Não tem greve de professores que adie. Às 13h dos dias 3 e 4 de novembro deste ano, todos os estudantes que pretendem participar da edição 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deverão estar na sala de provas. E é bom ficar atento: as inscrições começam às 10h de hoje  e vão até dia 15 de junho, no site do Enem.
A taxa de inscrição é de R$ 35. A expectativa do Inep, órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC) responsável pela realização do exame,  é que 6 milhões de pessoas se inscrevam. Os candidatos serão distribuídos em 140 mil salas de aula em todo o país.  

Entenda como sua prova será corrigida
Um aluno que obteve notas 500 e 680 na redação terá como pontuação final a média dos dois valores, ou seja: 590. Caso as notas dos avaliadores sejam 500 e 710, a diferença estará extrapolando o limite de 200 pontos. Neste caso, um terceiro professor também irá corrigir a prova.
Caso conceda nota 600 (que não está distante 200 pontos de nenhuma das duas notas iniciais), sua análise será somada com a maior pontuação e a média final do candidato será de 655.
Na hipótese de o terceiro avaliador estabelecer nota acima dos 710 pontos, uma banca examinadora de três professores, enfim, dará a nota final do candidato.
De acordo com a previsão do MEC, os gabaritos das provas serão divulgados no dia 7 de novembro, três dias após a realização do exame em todo o país.

As cinco competências exigidas

Domínio da língua portuguesa
 
Serão descontados na nota erros na escrita, como pontuação, acentuação, ortografia, semântica e concordância.
Compreensão do tema proposto 
Será analisado se o aluno conseguiu extrair dos textos o tema da redação, em seu exato recorte. Por exemplo: um único texto sobre violência urbana pode falar sobre a relação da criminalidade com o uso das drogas e a ineficiência do poder público. Caberá ao aluno entender, ao ler o texto, qual o enfoque principal está sendo exigido.

Capacidade de selecionar e organizar ideias
Diante do tema violência urbana, o aluno pode ter uma enxurrada de ideias sobre o assunto, mas tem de saber escolher os argumentos que sejam coerentes entre si, e que melhor vão conduzir a uma conclusão coerente. É preciso saber relacionar as informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista, além de aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema.

Demonstração de conhecimento sobre o tema 
O aluno tem que estar bem informado sobre temas da atualidade e possuir boa bagagem cultural.

Apresentação de solução para a proposta dissertativa
Ter nota boa neste item depende da boa capacidade de selecionar e organizar as ideias, bem como ter conhecimento sobre o tema. A conclusão argumentativa tem de respeitar os valores humanos e considerar a diversidade sociocultural.

                               CORREIO DA BAHIA

Comentários