MEC altera forma de avaliar e de corrigir redação de candidatos
Não tem greve de professores que adie. Às 13h dos
dias 3 e 4 de novembro deste ano, todos os estudantes que pretendem
participar da edição 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
deverão estar na sala de provas. E é bom ficar atento: as inscrições
começam às 10h de hoje e vão até dia 15 de junho, no site do Enem.
A taxa de inscrição é de R$ 35. A expectativa do
Inep, órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC) responsável pela
realização do exame, é que 6 milhões de pessoas se inscrevam. Os
candidatos serão distribuídos em 140 mil salas de aula em todo o país.
Entenda como sua prova será corrigida
Um
aluno que obteve notas 500 e 680 na redação terá como pontuação final a
média dos dois valores, ou seja: 590. Caso as notas dos avaliadores
sejam 500 e 710, a diferença estará extrapolando o limite de 200 pontos.
Neste caso, um terceiro professor também irá corrigir a prova.
Caso conceda nota 600 (que não está distante 200
pontos de nenhuma das duas notas iniciais), sua análise será somada com a
maior pontuação e a média final do candidato será de 655.
Na hipótese de o terceiro avaliador estabelecer nota
acima dos 710 pontos, uma banca examinadora de três professores, enfim,
dará a nota final do candidato.
De acordo com a previsão do MEC, os gabaritos das
provas serão divulgados no dia 7 de novembro, três dias após a
realização do exame em todo o país.
As cinco competências exigidas
Domínio da língua portuguesa
Serão descontados na nota erros na escrita, como pontuação, acentuação, ortografia, semântica e concordância.
As cinco competências exigidas
Domínio da língua portuguesa
Serão descontados na nota erros na escrita, como pontuação, acentuação, ortografia, semântica e concordância.
Compreensão do tema proposto
Será
analisado se o aluno conseguiu extrair dos textos o tema da redação, em
seu exato recorte. Por exemplo: um único texto sobre violência urbana
pode falar sobre a relação da criminalidade com o uso das drogas e a
ineficiência do poder público. Caberá ao aluno entender, ao ler o texto,
qual o enfoque principal está sendo exigido. Capacidade de selecionar e organizar ideias
Diante do tema violência urbana, o aluno pode ter uma enxurrada de ideias sobre o assunto, mas tem de saber escolher os argumentos que sejam coerentes entre si, e que melhor vão conduzir a uma conclusão coerente. É preciso saber relacionar as informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista, além de aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema.
Demonstração de conhecimento sobre o tema
O aluno tem que estar bem informado sobre temas da atualidade e possuir boa bagagem cultural.
Apresentação de solução para a proposta dissertativa
Ter
nota boa neste item depende da boa capacidade de selecionar e organizar
as ideias, bem como ter conhecimento sobre o tema. A conclusão
argumentativa tem de respeitar os valores humanos e considerar a
diversidade sociocultural.
CORREIO DA BAHIA
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