Uma atividade para alunos do 5º ano do
ensino fundamental causou repercussão nas redes sociais ao propor que as
crianças diferenciassem preferências de homens e mulheres. A questão
foi aplicada em uma escola particular de Natal e questionada pela tia de
uma das alunas. Mestre em psicologia escolar, Soraya Souza compartilhou
o exercício em sua página no Facebook afirmando que a atividade impõe
padrões. O exercício está em um livro de ciências da Editora Positivo,
que nega o favorecimento de estereótipos na atividade, mas confirma que o
material será mudado para 2014. A questão pede que observem os itens
sugeridos e com base neles, responda quais deles meninos e meninas têm
mais afinidade. Nas opções estão ações como "usar brinco", "lavar
louça", "cuspir no chão", "usar biquini e sutiã", "jogar futebol", entre
outras. Os alunos devem ligar os itens a duas opções: "meninos podem
fazer" e "meninas podem fazer".
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